Projeto busca levar conhecimento de forma prática e dinâmica

Professor da Funorte, Marcos Macedo, desenvolveu um blog com o objetivo em levar conhecimento aos estudantes de forma prática e dinâmica. Ele explica que esta iniciativa, o acadêmico terá um vasto material para complementar seus estudos. ”A página apresenta grande diversidade de materiais didáticos organizados para que o aluno possa interagir facilmente com os assuntos que ele busca”, afirma.

Outro ponto que o docente destaca é a facilidade de encontrar as informações desejadas. ”O acadêmico terá mais facilidade de acesso a materiais didáticos espalhados em diversas páginas da internet, bem como atualização sobre as descobertas mais recentes das Ciências Básicas. Dessa forma, espero que a página possibilite ao aluno diversas formas de estudo que o auxiliem a se sentir confortável para escolher como estudar, contribuindo para a aprendizagem ativa”, disse.

O blog foi lançado em outubro de 2016. Marcos argumenta que a idéia surgiu após perceber que alguns estudantes sentem dificuldade para encontrar e selecionar o material de estudo. ”Atualmente, é muito comum os acadêmicos usarem a internet para aprenderem algo, principalmente a partir de sites de buscas. Então pensei em disponibilizar tudo em uma mesma página, de forma organizada, no intuito de facilitar esse processo. Com a grande acessibilidade da internet, qualquer estudante pode ter tudo isso na palma da mão e em qualquer lugar através dos smartphones e tablets, por exemplo, ajudando a popularizar o conhecimento”, pondera.

Entretanto, para o docente manter a página ativa, requer certa dedicação e tempo para deixá-la sempre atualizada. ”Estou sempre procurando novos recursos didáticos, como vídeo/aulas, artigos, documentários, animações, entre outros, e selecionar aqueles que apresentam adequadamente o assunto abordado. Tento atualizá-lo semanalmente para sempre contribuir com o aprendizado dos visitantes. Afinal, a ciência diariamente apresenta novas descobertas e aplicações tecnológicas. Atualmente, as atualizações são voltadas para os conhecimentos sobre Imunologia. Mas já trabalho em uma ampliação para, futuramente, disponibilizar material de outras disciplinas básicas, material próprio, além de criar um ambiente interativo com os visitantes, e conseguir parcerias com outros professores”, conclui.