O curso técnico em Enfermagem do Colégio Indyu promoveu nos dias 02 e 09 de junho, no auditório da instituição, a palestra “Transplante e doação de órgãos” e “Finitude da vida”. A apresentação foi organizada pela professora Maria da Salete e os alunas e alunos da 2ª etapa (A/B), como parte da disciplina Ética, Bioética e Legislação.

A apresentação foi aberta a todos os alunos do curso. O seminário foi ministrado pelos alunos da Segunda etapa A e B. Eles abordaram o tema de forma técnica e didática, para facilitar a compreensão dos estudantes, as etapas que precedem um transplante, enumerando suas dificuldades e enfatizando sua importância, assim como discutiu a atuação da enfermagem em pacientes com morte encefálica e as questões da eutanásia.

O evento contou ainda com o depoimento da aluna Raine De Freitas Rocha (segunda etapa B) que e receptora de transplante renal.

Conforme dados da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Norte e Noroeste de Minas (CNCDO), a demanda por órgãos para transplante no Brasil ainda é muito grande. No Norte de Minas, no ano de 2015, havia 290 pessoas na fila de espera pela doação de um rim, por exemplo.

O esclarecimento dos profissionais da saúde sobre o tema é um passo muito importante para a multiplicação das informações, na família, comunidade e ambiente de trabalho. “Precisamos esclarecer a população sobre a importância da doação e como se dá todo o processo, da captação dos órgãos até o transplante” afirma Maria da Salete, enfermeira e professora de Ética e Saúde.

O coordenador do curso técnico em enfermagem, professor José Aparecido Alves, comentou a relevância deste seminário, através de seus alunos e com a orientação da docente Maria da Salete. “A conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos é vital para melhorar a realidade dos transplantes no país, dessa maneira, tratar um tema de extrema relevância faz com que essa ideia seja multiplicada. E ao trazer pessoas que doaram e receberam órgãos enriquecemos o seminário”, disse.