Hoje, 21 de Setembro, é o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. Para debater sobre o tema, o curso de Psicologia da Funorte promoveu mesa redonda com o tema “Atuação da Psicologia e direitos à inclusão”. A palestra teve a participação do advogado, Franco Peixoto e da psicóloga, Renata Gonçalves.

Ao iniciar a palestra, a coordenadora do curso, Leila Silveira, frisou sobre a importância de lembrar a data. “Nesse dia nós levantamos a nossa bandeira principal, a luta por direitos humanos. É uma data muito importante porque essa luta é cada vez mais necessária. O mundo precisa se aproximar do assunto. A inclusão ainda está engatinhando, mas já é um bom sinal”, enfatiza.

Psicóloga convidada, Renata, tem também deficiência física. Ela enfatizou que as limitações não devem parar uma pessoa, todos somos iguais, mas, com algumas limitações. “Nós não queremos pena das pessoas e, sim, a aceitação do jeito que somos. O preconceito deve ser extinguido mostrando que somos diferentes mas, capazes também de alcançar nossos sonhos e objetivos”, afirma a psicóloga.

No Brasil, 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência. Segundo o advogado, Franco Peixoto, o Estatuto da Pessoa com Deficiência é uma conquista que deve ser comemorada. “A Lei Brasileira de Inclusão de Pessoas com Deficiência garante condições de acesso a educação e saúde e estabelece punições por ações de discriminação a este público. O novo estatuto fortalece e proporciona mais autonomia individual. Sem dúvidas, é uma conquista que merece ser celebrada” frisa.

Acadêmica do 9º período de Psicologia, Anyele Mendes, conta que é necessário lembrar da luta comemora neste dia. “A palestra foi de grande valia. Quando pensamos em organizar a mesa redonda, o intuito foi justamente este, fortalecermos a luta que já existe há muito tempo, além disso, não deixar passar em branco essa data e abraçar a causa e lutar por ela”, finaliza a acadêmica.

Mariana Correia

 

 

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *