Com o objetivo de melhorar e desenvolver estudos acerca da qualidade da alimentação e do campo nutricional, foi fundado, no dia 31 de agosto de 1949, a Associação Brasileira de Nutricionistas. Desde então, comemora-se, nesta data, o Dia do Nutricionista.

Liliane Almeida formou-se em Nutrição em 2016. Egressa das Faculdades Integradas do Norte de Minas- Funorte, ela escolheu a profissão pelo conceito do curso. “Optei pela Nutrição por ser uma área de crescimento, além da instituição ser conceituada com valores éticos, que foi de grande valia para minha vida acadêmica e profissional”.

Natural de Belo Horizonte, Liliane ressalta que conciliar estudos, trabalhos e família foi um de seus maiores desafios durante a graduação, mas que este esforço gerou resultados importantes para sua carreira profissional. Ela fala, ainda, do que a Nutrição exige atualmente.

“Hoje posso falar que minha profissão exige estudos diários e muitas leituras para que possamos estar atualizadas com as demandas do mercado de trabalho. O maior desafio é acompanhar as evoluções dos estudos e não perder o foco”, destacou a nutricionista.

Segundo ela, o curso influenciou muito em seu sucesso no mercado profissional. “Quando somos acadêmicos de uma grande instituição temos que abraçar o trabalho do ensino superior junto com os educadores, isto, eu fiz e, por isso, estagiei durante os quatro anos de vida acadêmica em hospitais, casas de apoio, cozinhas de grandes empresas e repassando  sempre para a sociedade o conteúdo de aprendizagem”, conta Liliane, que atualmente atua como nutricionista no Hospital do Câncer do Norte de Minas e na Santé Clínicas Integradas.

Um dos pontos fundamentais, para se destacar em qualquer profissão, é ter contato com pessoas experientes. Liliane frisa que desde a graduação buscou ter um bom relacionamento com todos à sua volta. “Fiz amizades com alunos, funcionários e professores durante toda a minha jornada. Estes, estão sempre em meu dia a dia, me ajudando no meu crescimento pessoal e profissional e com eles aprendo e divido experiências, dúvidas e até boas risadas”.

Ao analisar o mercado de trabalho para esta área, a nutricionista cita que garra e determinação são as principais características para quem deseja crescer. Segundo Liliane, desde a graduação, é preciso ter o perfil de um profissional que “promove saúde, bem estar e auxílio nutricional ao seu paciente, e para isso, temos que começar viver a verdadeira nutrição em nossa vida como acadêmico, para sermos profissionais com experiências saudáveis e saber o que estamos repassando através das nossas próprias condutas”, destacou.

Pós-graduanda em Nutrição clínica, funcional e fitoterapia com ênfase em oncologia, Liliane fala sobre seus novos planos para a carreira profissional. “Qualificar e estudar muito para conhecimentos atuais e continuar sendo uma profissional que pensa nos valores do próximo, sem terrorismo nutricional, mas promovendo saúde e informações e fazendo planos alimentares dentro da individualidade, cultura e valores”, concluiu a nutricionista.

Greiciely Rodrigues