Nesta quinta-feira, 25 de outubro, é comemorado o Dia do Dentista. A data celebra o profissional dedicado aos cuidados e saúde da boca humana, desde a orientação e prevenção de doenças dentárias até tratamentos em casos mais graves. O dia é dedicado a conscientizar a sociedade da importância de manter uma boa higiene bucal, para isso, neste dia também é celebrado o dia Nacional da Saúde Bucal.

Segundo o acadêmico do 9° período do curso de Odontologia Funorte, Everton Barroso: “ouve-se muito que o mercado de trabalho na odontologia encontra-se saturado e isso deve a termos uma grande quantidade de cirurgiões dentistas atuantes e outra grande quantidade na graduação, mas o que ocorre é que esse mercado tem se tornado cada vez mais exigente. Existe um leque de possibilidades de atuação na área, seja na saúde pública, trabalhando para outra empresa ou em consultório próprio, por exemplo. A odontologia está em constante mudança e para inserir nesse mercado competitivo é necessário mudar também”, afirma.

Sobre a data, Evertonfala que: “o dia nacional do Dentista representa um marco histórico para a classe odontológica, já que nesta data foi criada a primeira faculdade de Odontologia do Brasil. Comumente o cirurgião dentista é associado apenas a estética e tratamentos dentários, mas devemos sempre lembrar a necessidade de enxergarmos o paciente como todo, um ser biopsicossocial, o que nos coloca num papel muito amplo, indo desde a promoção, prevenção, educação em saúde até a transformação de sorrisos e comportamentos do nosso paciente. Por esse motivo eu quis ser dentista, por esse motivo eu escolhi a odontologia”, destacou.

De acordo com o acadêmico do curso, 4° período, Licurgo Ferreira, “o cirurgião dentista possui uma importância muito grande para a sociedade, ele preza a saúde bucal e o bem estar do paciente, identificando e prevenindo doenças”. E ainda completou: “É gratificante poder celebrar o dia nacional da saúde bucal juntamente com o a oficialização do curso de odontologia no Brasil, e ver que temos profissionais capacitados em todo o país”.

Marco Freitas

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *