Instituído pelo Decreto nº 84.631 do dia 9 de abril de 1980, o Dia do Bibliotecário é celebrado em todo o Brasil, no dia 12 de março, mesma data de nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastros Tigre.

Dentre as funções do profissional estão: catalogar e guardar informações, orientar a busca e seleção de materiais, além de analisar, sintetizar e organizar livros, revistas, documentos, entre outros. Bibliotecária Geral da Funorte, Mayze Liduário explica qual o papel e importância deste profissional no ambiente acadêmico. “Nosso papel é promover e facilitar o acesso à informação de forma rápida e segura para seus usuários. Temos a nobre tarefa de colaborar na construção de uma nova ordem mundial, em que a educação seja de fato uma peça chave na construção de uma sociedade mais justa”. E completa: “O bibliotecário deve ser capaz de transformar a biblioteca em espaços dinâmicos de informação, leitura e memória, capazes de contribuir e melhorar a qualidade de vida das pessoas e da sociedade”, ressalta Mayze.

A colaboradora destaca, ainda, qual deve ser o perfil do profissional para que realize um trabalho de destaque na instituição. “Em um mundo em constantes mudanças e globalizado, não cabem mais os procedimentos ditos tradicionais. O bibliotecário tem de largar seu papel passivo, de mero processador técnico de livros, e desempenhar um papel ativo de agente de mudanças sociais. Isso implica usar as tecnologias para melhorar a atuação profissional. É necessário que o bibliotecário, atualmente, incorpore novas competências e habilidades para disseminar a informação”, explica.

Ela finaliza ressaltando que uma das principais características do profissional é ser um incentivador à leitura. “O bibliotecário deve criar um ambiente propício para que o usuário tenha vontade de frequentar a biblioteca e, assim, criar hábito e gosto pela leitura. Além disso, deve promover projetos sociais que envolva a leitura, pois a biblioteca deve ser vista como um local de lazer, cultura e educação”, concluiu Mayze.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *