Acadêmicos e docentes do curso de Direito Funorte participaram, no dia 13 de março, de Aula Magna, que teve o objetivo de dar boas vindas e estimular estudantes que estão no período inicial da graduação. No episódio, o Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Professor Marco Antônio Ferreira, ministrou palestra com tema “Desafios e perspectivas do profissional do Direito”.

Durante abertura do evento, a diretora administrativa do campus São Norberto, Sueli Nobre, deu boas vindas aos estudantes e desejou sucesso no semestre que inicia. “Nosso objetivo é oferecer, ainda mais, um ensino de qualidade para todos vocês. Então, desejamos sucesso e que vocês aproveitem os ensinamentos repassados pelo palestrante”, destacou.

Os coordenadores do curso, Kátia Suely de Melo Gusmão e Edson Cosme Martins Filho, também estiveram presentes para prestigiar a palestra. Kátia citou a importância de trazer um profissional renomado para falar sobre suas experiências na área. “A aula magna ocorre em todo início de semestre e, em cada um, buscamos sempre um tema para ser debatido entre os estudantes que estão iniciando a graduação. Trazemos sempre um palestrante renomado, que tenha aprovações em concursos para estimular a vida acadêmica dos estudantes. O intuito é incentivar o estudo e mostrar um pouco da trajetória do profissional, para que os estudantes se sintam inspirados”, ressaltou a coordenadora.

Além disso, a cerimônia objetivou na apresentação da missão da instituição e de núcleos que apoiam a formação dos estudantes. Entre eles o Núcleo de Práticas Jurídicas da Funorte (NPJF) e o Centro de Pesquisa (CP). A docente e coordenadora do NPJF, Jane Viviane da Silva, destacou sobre os serviços oferecidos pelo núcleo. “O NPJF é um órgão subordinado à coordenação de curso, responsável pela coordenação e supervisão das atividades práticas dos discentes do curso de Direito. Além disso, tem como missão propiciar o exercício da advocacia através da prática jurídica sob forma de estágio supervisionado e, proporcionar aos alunos, a vivência de atividades jurídicas reais sobre concepção crítica, reflexiva e criativa, pautada na ética profissional”. E completa: “Outra conquista do NPJF é que, hoje, o núcleo efetivamente está atendendo a todas as áreas do Direito. Essa meta foi estipulada no ano passado e regulamentada através da portaria nº 4 de 13 de novembro de 2018. Além dos serviços de conciliação e mediação, que é fornecido através do convênio com o Tribunal de Justiça e atendimentos efetivados ao convênio estabelecido com a Defensoria Pública de Minas Gerais”, explicou.

Mestre em Direito Público e professor de Processo Penal, o palestrante iniciou a palestra ressaltando um pouco de sua trajetória e deu continuidade frisando alguns pontos importantes que devem ser considerados pelos estudantes durante a graduação. “O estudante de Direito tem que entender que sua vida profissional não inicia quando ele se forma e, sim, no primeiro dia de aula da graduação. Então, se você quer ter sucesso em sua vida profissional, deve ter foco e realmente se dedicar aos estudos. Hoje, os novos postos estão sendo ocupados por profissionais formados durante os últimos 15 anos e é preciso que todos nós da área, e vocês que farão parte futuramente, entendam as novas perspectivas e desafios do profissional e saibam sobre o que foi inovado, quais tecnologias estão sendo utilizadas e o que está sendo aplicado no Direito do Brasil”, citou o Juiz Marco Antônio Ferreira.

Estudantes do 1º ao 3º ano puderam participar da palestra. Mateus Ferreira Sena, que está no 3º período noturno do curso, frisou sobre os motivos pelos quais escolheu o Direito e falou sobre suas perspectivas quanto à graduação. “Comecei a estudar para um concurso e, me identificando com os âmbitos das matérias de Direito, me apaixonei pela área e decidi fazer a graduação. Hoje, como acadêmico, tenho boas perspectivas quanto à área. Pretendo advogar, porque sempre tive essa vontade, principalmente no Brasil, que penso que ainda há muita injustiça”, concluiu.