As Faculdades Funorte, maior instituição de ensino do Norte de Minas, conta atualmente com diversos cursos de graduação e graduação tecnológica nas áreas de humanas, exatas, das ciências gerenciais, de formação de professores e da saúde. Além disso, oferece cursos de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu em sua sede, em núcleos de pós-graduação em todos os estados brasileiros.

Com 8 campi, a estrutura do complexo educacional instala dezenas de laboratórios de ensino, o núcleo de prática jurídica, o centro de especialidades médicas, a farmácia-escola, a clínica de fisioterapia, o SPA escola, dois complexos esportivos, além do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira, integralmente construído com os recursos da instituição. Toda essa estrutura é disponibilizada gratuitamente à população que não pode pagar pelos serviços dentro da filosofia da instituição de promover a assistência atrelada ao aprendizado.

Recentemente, a Funorte recebeu mais um selo de compromisso com a qualidade de ensino. No dia 30 de novembro, os cursos de Jornalismo, Serviço Social, Pedagogia, Fisioterapia, Enfermagem Fasi e Funorte e Direito receberam Selo de Qualidade, em que as graduações foram qualificadas com três estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE), em 2018.

Elpidio Rodrigues Rocha, coordenador do curso de Jornalismo, frisou que o selo é mais uma credencial de respeito para o curso. “Esse selo mostra o nosso ensino é reconhecido por uma instituição tradicional de avaliação do ensino superior. Ratifica o trabalho de qualidade e competência que tem sido executado para oferecer uma formação cidadã, técnica e profissional aos acadêmicos do curso”, frisou.

Coordenando um dos cursos que também foram citados na lista, Simone Torres Gusmão cita a importância desta conquista. “O Selo do Guia do Estudante é relevante tanto para o curso quanto para a instituição, pois, atesta a qualidade do ensino ofertado. Evidencia o trabalho realizado, através do tripé ensino, pesquisa e extensão. É muito gratificante receber tal certificação, uma vez que, demonstra que estamos no caminho certo e obtendo resultados satisfatórios através de nosso trabalho”, frisou a coordenadora do curso de Serviço Social Funorte.

Sempre trabalhando para a prevenção e promoção de saúde, o curso de Fisioterapia também foi estrelado pelo GE. Segundo a coordenadora do curso, Luciane Vieira Rosário, “é de grande importância sermos indicados pelo Guia do Estudante, pois este é um veículo de comunicação de grande consulta entre os futuros acadêmicos e um referencial no momento de escolha da IES pelo vestibulando. Esse reconhecimento é um reflexo do compromisso institucional firmado com a graduação de curso da Fisioterapia e com a sociedade em geral. É a confirmação da qualidade do curso”, destacou a coordenadora.

Elpidio finaliza ao descrever os benefícios do selo para o curso e estudantes. “É um diferencial para comprovar os méritos que o curso vai conquistando (e consolidando) em sua trajetória ao longo dos anos. Em síntese, é outro importante comprovante de que podemos manter os rumos de nosso trabalho investindo em atualização contínua dos conteúdos trabalhados em sala de aula – sempre prezando pela sintonia/equilíbrio de teoria e prática no ensino de Jornalismo”, concluiu o coordenador.

A lista de cursos estrelados será divulgada no Guia do Estudante Profissões – Vestibular 2019, que, em breve, estará disponível no site do GE.