Tecnologia em Radiologia

Informações Gerais

Coordenação: Laura Adriana Ribeiro
A coordenadora do curso é mestre em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Montes Claros. Possui graduação em Administração e em Tecnologia de Sistemas Biomédicos, ambas pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. É especialista em Engenharia Clínica (FUNORTE), em Administração Hospitalar (SÃO CAMILO) e em Recursos Físicos e Tecnológicos da Saúde (FIOCRUZ). Sua vivência profissional é com o Gerenciamento de Tecnologias Médico-Hospitalares e Engenharia Clínica, atuando em vários hospitais. Participou da conquista de certificação da Qualidade nos níveis I, II e III de ACREDITAÇÃO/ONA, organizando e gerenciando o processo de Gestão da Tecnologia e Equipamentos Médicos. É docente no ensino superior nas disciplinas de Engenharia Biomédica, Instrumentação Médico-Hospitalar, Administração Laboratorial, Controle de Qualidade e Auditoria e Equipamentos de Diagnóstico. Faz parte do Centro de Pesquisa das Faculdades Integradas do Norte de Minas, onde atua como orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso. Está na coordenação do curso de Graduação em Engenharia Biomédica e da Pós Graduação em Engenharia Clínica na FUNORTE. Possui registro profissional junto ao CREA-MG com o número 122043/TD. É sócia proprietária da Engeclin Soluções – Soluções em Engenharia Clínica e Hospitalar.
Contato:
Fone: 2101 – 9264 / 98811 9802
O Curso de Superior de Tecnologia em Radiologia do ICS foi pensando considerando o crescente aumento dos centros de diagnósticos médicos e odontológicos, as indústrias que utilizam as radiações ionizantes para o diagnóstico de estruturas metálicas e de alvenaria, a radiação de alimentos com o intuito de uma melhor conservação dos produtos perecíveis e a portaria 453/98 do Ministério da Saúde que exige profissionais habilitados, de nível superior, para serem responsáveis pela Radioproteção e o controle da qualidade dos serviços e Radiodiagnóstico Médico e Odontológico.

Missão/Objetivos

Objetivo: 
Formar e atualizar profissionais para a obtenção de imagens em radiologia (médica, industrial e veterinária), ultra-sonografia, radioterapia, tomografia computadorizada e medicina nuclear, atendendo à crescente demanda tecnológica em clínicas e hospitais. Formar ainda, profissionais para atuar nas áreas de alimentos, segurança, dosimetria e geração de energia.

Perfil Profissional

Perfil profissional:
A formação do profissional tecnólogo em Radiologia é pautada por uma visão humanista que internaliza valores como responsabilidade social, justiça e ética profissional de maneira a integrar produtivamente conhecimentos, competências, habilidades e talentos na formação do estudante. O Curso Superior Tecnológico em Radiologia tem como perfil do formando (egresso/profissional) o “tecnólogo” com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual”.
Suas atribuições devem abranger:
Atuação em programas de Saúde Pública
Intervenção em problemas sanitários
Atenção à saúde
Tomada de decisões
Comunicação
Liderança
Administração e gerenciamento
Educação permanente
O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia do Instituto de Ciências da Saúde – ICS deverá ter afinidades com a área de Informática e de Equipamentos relacionados com a área da Saúde, para que durante o curso desenvolva competências que atenderão às transformações decorrentes do avanço das novas tecnologias mantendo postura dinâmica entre o aprendizado e a realidade social e econômica.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *