Psicologia

Informações Gerais

FUNCIONAMENTO: UNIDADE JK

Av. Osmane Barbosa, 11.111 – Bairro: JK
Montes Claros/MG – CEP: 39404-006 – Contato: 38 2101 9292

Coordenadores de curso – Leila Silveira  e Worney Brito – Contato: (38) 2101.9261

Leila Aparecida Silveira
Graduada em Psicologia, mestre em Ciências da Educação, pós-graduada em Gerencia da Qualidade e Recursos Humanos. Possui formação em Dinâmica de Grupo, Problemas de Aprendizagem, Practitioner em PNL e Terapia Cognitivo-Comportamental. Trabalha como coordenadora do curso de psicologia da FUNORTE, professora das disciplinas Terapia cognitiva comportamental, psicologia organizacional, psicopedagogia, problemas de aprendizagem e Psicologia da educação para os cursos de Psicologia, Administração de empresas, Pedagogia, Fonoaudiologia, Letras e Tutora do curso de Medicina. Assina coluna Psicologia e Comportamento no Jornal O Norte às quartas, sextas e domingo. Tem mais de 400 artigos sobre temas de comportamento, gestão empresarial e Psicologia publicadas em revistas, sites e jornais. Realiza palestras e treinamentos em várias cidades e empresas do país.

Acesse o currículo lattes

e-mail: leilasilveirapsicologia@hotmail.com coord.psicologia@funorte.edu.br

Worney Ferreira de Brito

Mestre em Cuidado Primário em Saúde pela Unimontes. Possui graduação em Psicologia (2010), pela Faculdade de Saúde Ibituruna, e Direito (1998), pela Universidade Estadual de Montes Claros, onde também se especializou em Psicologia Educacional (2004) e Língua Inglesa (2001). É especialista em Gênero e Sexualidade – EGeS (2014) pela UERJ. É psicólogo clínico. Foi professor em cursos de especialização do Instituto Superior de Educação Ibituruna – Iseib e é professor de graduação da Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI, onde é membro do NDE do curso de Psicologia, membro da CPA, e docente das áreas de Ética Profissional, Psicologia Organizacional e do Trabalho, e Psicologia Escolar e Educacional. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, tendo sido professor e coordenador pedagógico no CNA Idiomas em Montes Claros, MG.

Acesse o currículo lattes

Turno de Funcionamento – DIURNO/NOTURNO

Modalidade – Bacharel

Duração – Mínimo: 5 anos

Apresentação

O Curso de Psicologia apresenta um projeto pedagógico focalizado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador do processo ensino-aprendizagem. O caminho para se atingir esse objetivo é aprender fazendo, numa formulação que potencializa sinergicamente seus resultados a partir do binômio: teoria-prática para o processo de produção efetiva do conhecimento, fundado na dinâmica ação-reflexão-ação.

O curso é fundado na interdisciplinaridade e visando integrar, em todas as etapas da graduação, as dimensões psicológica, social, biológica, ecológica e político-social.
A inserção do aluno na comunidade é uma prioridade do curso, representando a integração da teoria à prática. A fim de favorecer essa dimensão decisiva na formação do futuro profissional, são oferecidas a ele, desde os primeiros períodos do Curso, múltiplas oportunidades de participação nos vários serviços de Psicologia em atividades de estágios curriculares e de extensão.

Missão / Objetivo

Missão

Promover o conhecimento generalista da Psicologia para que nossas/os acadêmicas/os coloquem seus saberes e procedimentos psicológicos a serviço da promoção da saúde mental e da justiça social.

Objetivos

* Desenvolver conhecimento e ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética;

* Fundamentar nossa tomada de decisões na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

*Estimular o desenvolvimento de lideranças e competências para o trabalho em equipe multiprofissional, tendo em vista o bem-estar da comunidade.

Perfil Profissional

Perfil Profissional

O perfil de formação profissional deve ser compreendido como um conjunto amplo e articulado de competências que configuram possibilidades diferenciadas de inserção profissional da/o egressa/o psicóloga/o no mercado de trabalho, que lhe será apresentado como uma série de desafios e enfrentamentos, para os quais deverá estar preparada/o.

O compromisso básico da Funorte está orientado no sentido de formar profissionais psicólogas/os generalistas, contextualizadas/os com a realidade e as necessidades locais e regionais. Com esta orientação, confiamos que a/o psicóloga/o egressa/o desta instituição estará apta/o a atuar a partir dos seguintes princípios:

– atuação generalista por meio de habilidades técnico-científicas para a realização de um conjunto diversificado de ações no campo de conhecimento e área de atuação da Psicologia;
– construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia e contínuo aperfeiçoamento profissional;
– atuação integrada com equipes multiprofissionais, pautando-se sempre na responsabilidade social;
– atuação proativa na comunidade, contribuindo para a promoção da cidadania, do bem-estar coletivo, da saúde em geral e da qualidade de vida das pessoas;
– capacidade de uma leitura crítica dos processos de mudanças sociais, econômicas e culturais em uma visão que vai do micro (local) até a macro (mundial), atentando-se para como tais transformações afetam sua atuação profissional enquanto sujeitos no mundo.

Além da formação generalista, a/o psicóloga/o egressa/o da Funorte terá, ainda, a oportunidade de aprofundar os conhecimentos fundamentais para a sua formação de acordo com a ênfase por ela/e escolhida: “Processos Clínicos e Saúde” ou “Intervenções Psicossociais e Políticas Públicas”.

Mercado de Trabalho

O campo de atuação da/o psicóloga/o abrange consultórios, clínicas, unidades de saúde, núcleos de assistência social, hospitais, centros de reabilitação, instituições de ensino e de pesquisa, empresas e agremiações esportivas e comunitárias, abrangendo áreas como:

– Clínica e Saúde;
– Hospitalar;
– Neuropsicologia;
– Educação;
– Trabalho;
– Social;
– Emigração;
– Publicidade;
– Drogadição;
– Institutos de pesquisa, dentre outras.

Consulta Biblioteca

Para consultar o acervo da biblioteca clique no link abaixo:
UNIDADE JK – Acesso Externo (Fora do Campus) – Clique Aqui

UNIDADE JK – Acesso Interno (Dentro do Campus Funorte) – Clique Aqui

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *