Medicina Veterinária

Informações Gerais

Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE

Autorizado pelo Ministério da Educação -Portaria Nº 1041, de 08 de Dezembro de 2008.

FUNCIONAMENTO: UNIDADE JK

Avenida Osmane Barbosa, 11.111 – Bairro: JK
Montes Claros/MG – CEP: 39404-006

Coordenador de curso – Doutor Daniel Ananias de Assis Pires

Telefone: (38) 2101-9264

Coordenador de curso Adjunto – Raul Felipe Domas

Assistente acadêmica – Rosiene Gomes

Modalidade – Bacharelado

Duração – 05 Anos (Dez Períodos)

Habilitação – Médico Veterinário

Turno – Integral

Carga horária – 4.600 horas – 200 horas de Atividades Complementares: Total: 4.800 horas

Missões / Objetivo

Missão
O Médico Veterinário tem como missão tornar os sistemas de produção mais rentáveis, reduzindo custos de produção, melhorando as condições para os animais, conforto térmico, sanitário e nutricional. Maximização da eficiência reprodutiva e produtiva. Melhoria da constituição física dos animais ou por seleção ou intervenções cirúrgicas. Evitar disseminação de doenças. Controle das zoonoses. Melhoria da condição de vida animal e satisfação para o homem.

Objetivo

O Curso de Medicina Veterinária está fundamentado no ensino teórico e prático, visando a formação de profissionais aptos a aturem no campo da produção animal, reprodução, cirurgia, controle de doenças e saúde publica. O estudante é preparado para ser o profissional e cidadão ético, com o aprendizado baseado em aulas teóricas e práticas (práticas de campo e laboratório), sendo preparado para atuar em todo território nacional.

Perfil Profissional

Perfil Profissional

Atuar na profissão dentro dos princípios éticos.
Entender os processos e a fisiologia animal.
Trabalhar com animais de produção, conhecendo de manejo e particularidades da espécie em questão  (Bovinos, Eqüinos, Caprinos, Ovinos, Suínos e Aves)
Trabalhar com animais de companhia (cães e gatos), sendo preparado para entender e respeitar a vida animal.
Trabalhar com as principais espécies de interesse econômico, nos diferentes campos que a profissão permite (produção com ênfase nas práticas de melhoramento, nutrição e sanidade, reprodução, cirurgia e clínica)
Exercer as práticas médicas veterinárias utilizando procedimentos diagnósticos e terapêuticos com base em evidências científicas.
Entender de inspeção de produtos de origem animal, visando a saúde pública (produtos como carne, leite e derivados lácteos, ovos, pescados e mel).

Mercado de Trabalho

O Médico Veterinário poderá atuar como autônomo ou em empresas privadas. Ser representante de vendas de produtos veterinários. Pode ser responsável pela venda de medicamentos veterinários. Assistência técnica ao produtor. Qualidade dos produtos de origem animal desde a produção até a comercialização. Trabalhar em órgãos de inspeção de produtos de origem animal, supermercados, visando a manutenção da qualidade do produto final, preservando a saúde do homem.

Coordenação

Doutor Daniel Ananias de Assis Pires

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) Atualmente é Professor da Universidade Estadual de Montes Claros. Faz parte do corpo docente permanente do Mestrado em Zootecnia da Unimontes. É membro do colegiado do Mestrado em Zootecnia. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição animal, valor nutritivo, silagem, sorgo e valor nutricional. É bolsista de produtividade da FAPEMIG, consultor e relator da Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, da Revista de Ciências Agro-ambientais e editor da Embrapa Cerrados – Planaltina-DF.

Acesse o Currículo Lattes

Estágios

Estágios

Os estágios do curso serão realizados em fazendas conveniadas com a instituição (fazendas particulares, UFMG), clínicas de pequenos animais e parques de exposição.

Hospital Veterinário

O Hospital Veterinário Renato Andrade, que funciona no prédio do antigo abatedouro de gado Frigonorte, no bairro JK. Completamente recuperado, o que era ruínas deu lugar a uma moderna estrutura que, quando concluída contará com consultórios clínicos, ambulatório para atendimento, bloco cirúrgico para intervenções em animais de pequeno e grande porte, canil, gatil e baias para internamento de grandes animais. O hospital, na área do Campus JK, fará aproximadamente mil atendimentos/mês, com previsão de até 10 cirurgias e 30 consultas diárias.

O hospital é uma unidade de apoio ao Curso de Medicina Veterinária da Funorte e servirá para atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão ligadas a saúde.

Nesta primeira etapa já se encontram em funcionamento a recepção, uma loja de pet shop, sala de triagem, além de consultórios clínicos e ambulatório que servirão a pessoas interessadas em cuidar de seus animais de estimação. O coordenador do curso, Daniel Pires, destaca que o Hospital atenderá animais que necessitem de atendimento de urgência e emergência e continuará a parceria com as Ongs que cuidam dos animais em Montes Claros, com a realização de castrações e medicação de cães e gatos.

Além de professores do curso de Medicina Veterinária, os acadêmicos estarão diretamente envolvidos nos atendimentos. De acordo com Daniel Pires, o hospital é o local de estágio, supervisionado por professores, para o acadêmico.

– Atualmente, os estudantes de Medicina Veterinária da Funorte já realizam intervenções cirúrgicas e outros procedimentos em laboratórios específicos no Campus Universitário, sempre auxiliados por professores. A partir de agora, acadêmicos de todos os períodos, mas especificamente aqueles do 7º ao 9º terão suas aulas práticas nas clínicas do novo hospital- ressaltou.

O coordenador salientou que o primeiro hospital veterinário do Norte de Minas  é fundamental para Montes Claros e toda região.

– Vale ressaltar que ele também é fundamental para a formação do aluno que acompanhado pelo professor aprende na prática a teoria que recebe em sala de aula.

A Diretora da Funorte, comemorou a inauguração e diz que o Hospital é mais um presente para Montes Claros.

– Nossa cidade não tem um hospital voltado para os animais. Somos parceiros de diversas Ongs amigas e protetoras dos animais e estamos reafirmando nosso compromisso com aqueles que cuidam dos bichos. Desta maneira a Funorte reafirma seu compromisso com a comunidade e assume seu papel de servir enquanto instituição de ensino.

A segunda etapa do hospital deverá ficar pronta no final do ano e contemplará o bloco cirúrgico de pequenos e grandes animais, com sala de raio x e ultra-sonografia.

RENATO ANDRADE – O Hospital Veterinário da Funorte leva o nome de Renato Andrade que foi uma das lideranças mais respeitadas no cenário montesclarense, principalmente no meio rural. Na década de 1970 se destacou como o maior produtor de leite no município. Filho de Bolívar de Andrade e Ilza Oliveira Andrade, Renato herdou do pai, a tradição de pecuarista e de criador de cavalos Manga Larga Marchador, Jumento Pêga e Campolina. Em 2006, Renato Andrade recebeu da Associação dos Criadores de Cavalos Manga Larga Marchador a condecoração de maior criador do estado. Faleceu em 2007, com 80 anos. Deixou a esposa Márcia Graça de Andrade e os filhos Leonardo Andrade e Bernardo Alexandre de Andrade, que seguem a tradição de seus pais.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *