Letras Português/Espanhol

Informações Gerais

LOCAL DE FUNCIONAMENTO: Campus São Luís
Rua Lírio Brant, 787 – Bairro: Melo
Montes Claros/MG – CEP 39.401.063
Coordenadora de curso –  Alba Valéria Niza Silva coord.letras@funorte.edu.br
Telefone: (38) 2101-9469 / 21019494
Modalidade – Licenciatura

Turno – Noturno

Missão/Objetivo

Perfil Profissional

Perfil Profissional

O Curso de Letras/Espanhol tem como objetivo formar docentes para o ensino Fundamental e Médio, além de constituir base para que o graduado possa prosseguir seus estudos em nível de pós-graduação, já que deve tratar-se de um curso de Licenciatura que dê a seu egresso condições de desempenhar trabalho de investigação científica formal, além de habilitá-lo para o magistério. O Curso pretende, ainda, estruturar-se de maneira a oferecer a seu egresso, também a possibilidade de preparar-se para atuar como revisor, redator, crítico literário ou assessor cultural, através de cursos com duração especifica em continuidade aos estudos posteriores ao curso oferecido ou concomitantes.

Nesse sentido, o graduado do Curso de Letras/Espanhol deverá ser um profissional da linguagem, habilitado a atuar em qualquer campo que seu trabalho específico seja requisitado. Deve, portanto, ser preparado para, durante o curso, desenvolver as competências necessárias para esse exercício profissional. Essas habilidades e competências assentam-se sobre a noção essencial de que a linguagem humana é diacrônica e socialmente construída, constituindo um objeto falho, opaco e produtor de ruídos. Por essa razão, deve ser sempre pensada como se dando no meio social, através dos textos (em sentido lato), isto é, de forma pragmática. A noção de linguagem que subjaz o presente projeto, portanto, é interacional, nos termos do processo de produção e recepção textual.

Por isso, para citar as Diretrizes Curriculares do MEC, o Curso de Letras/Espanhol propõe uma estrutura flexível que:
• faculte ao profissional a ser formado opções de conhecimento e de atuação no mercado de trabalho;
• crie oportunidade para o desenvolvimento de habilidades necessárias para se atingir a competência desejada no desempenho profissional;
• dê prioridade à abordagem pedagógica centrada no desenvolvimento da autonomia do aluno;
• promova articulação constante entre ensino, pesquisa e extensão, além de articulação direta com a pós-graduação.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *