Engenharia de Alimentos

Informações Gerais

Curso de Engenharia de Alimentos – Autorizado pelo Ministério da Educação – Portaria 2.053, de 9 de junho de 2005

FUNCIONAMENTO: UNIDADE JK

Av. Osmane Barbosa, 11.111 – Bairro: JK
Montes Claros/MG – CEP: 39404-006

Coordenadora de curso – Suely Rodrigues Pereira –  coord.engenhariadealimentos@funorte.edu.br

Turno – Diurno e Noturno

Modalidade – Bacharelado

Duração – 05 anos (10 semestres)

Reconhecimento: Portaria normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007{/jkefel}

Missões / Objetivo

Missão

O Engenheiro de Alimentos é o profissional que atua em indústrias de alimentos, áreas de projeto, desenvolvimento de produtos, embalagens, processos, controle de qualidade de matérias-primas e produtos, gestão de produção e análise de alimentos. O profissional Engenheiro de Alimentos pode trabalhar também em laboratórios, realizando análises e em empresas de serviços técnicos, elaborando e avaliando projetos de indústrias de alimentos, entre outros. Como se pode verificar o Engenheiro de Alimentos atua ao longo de toda a cadeia produtiva, incluindo as fases pré e pós-industrial.

A formação desse Engenheiro, para que se torne profissional competente, exige aptidão para a indústria moderna, um preparo específico e aprofundado nas ciências básicas (Matemática, Física e Química) e nas ciências da engenharia aplicadas à indústria de alimentos (Fenômenos de Transporte, Operações e Processos Unitários, Bioengenharia, Refrigeração, Instalações e Projetos Industriais), completado com outros aspectos que lhe permitam aplicar, com segurança, os princípios da Engenharia no campo da Industrialização de Alimentos.

Programa de curso e componentes curriculares

O Curso de Engenharia de Alimentos das Faculdades Integradas do Norte de Minas objetiva “oferecer à comunidade uma educação integral de qualidade, com vistas à formação do cidadão apto a viver plenamente sua cidadania”. O profissional a ser formado precisa compreender profundamente o material objeto do Engenheiro de Alimentos, ou seja, o alimento de origem animal ou vegetal. Para isso, ele deve conhecer os constituintes dos alimentos em si, as reações que podem ocorrer entre eles, suas reações com o ambiente, e as causas da deterioração de um alimento, tanto microbiológicas, como químicas, bioquímicas ou físicas. É necessário, então, que sua formação leve em conta matérias tais como química de alimentos, bioquímica de alimentos, análise de alimentos, microbiologia de alimentos e análise sensorial.

O engenheiro de alimentos é aquele que desenvolve o trabalho coletivo que envolva professores, funcionários, pais, alunos e dirigentes, para se encontrar o caminho certo na busca de um mesmo objetivo, qual seja, contribuir significativamente para formar um profissional de valor e mais ainda um cidadão crítico, autônomo, feliz.

Contato

Priscila Maria Carvalho Oliveira

e-mail: pribiologia2000@yahoo.com.br – Fone/Funorte: (38) 2101-9284

e-mail opcional: engenharia.inter@yahoo.com.br – Fone/Funorte: (38) 2101-9284

Endereço: Campus Jk – Avenida Osmani Barbosa, Nº 11111, Bairro JK
Montes Claros/MG – CEP 39.404.006

Coordenação

COORDENADORA

Suely Rodrigues Pereira

Contato: 21019261 – 21019264

Acesse o Curriculo Lattes

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *