Engenharia Biomédica

Informações Gerais

Curso de Engenharia Biomédica
Autorizado pelo Ministério da Educação – Portaria nº 875 de 17/10/2007

FUNCIONAMENTO: UNIDADE JK
Av. Osmane Barbosa, 11.111 – Bairro: JK
Montes Claros/MG – CEP: 39404-006

Coordenadora de curso – Laura Adriana Ribeiro Lopes – coord.engenhariabiomedica@funorte.edu.br

(38) 21019261 – 21019264

Acesse o Curriculo Lattes

Turno – Diurno

Modalidade – Bacharelado

Duração – 05 anos (10 semestres)

O engenheiro Biomédico é o profissional com sólida formação em Ciências Exatas e Engenharia no campo das Ciências Médicas e Biológicas, pois aplica princípios dessas duas áreas para compreender, modificar ou controlar sistemas biológicos além de projetar e manufaturar produtos que possam monitorizar funções fisiológicas, assistir no diagnóstico e tratamento de pacientes.

Deve possuir perfil empreendedor, senso crítico, questionador, ser engajado profissionalmente, a fim de interagir na sociedade em todas as questões pertinentes a um Engenheiro Biomédico: elaboração e análise de projetos, gerenciamento e tomada de decisão, operação e manutenção de equipamentos, otimização de processos industriais, bem como análise e articulação de conceitos de administração, marketing e comercialização.

Missão/Objetivo

Em entidades de ensino, investigação e pesquisa científica (aplicando conhecimentos das ciências exatas e da saúde para auxiliar na solução de problemas da área da saúde, criação e aplicação de novas tecnologias).

Em unidades clínicas, em empresas produtoras e de comercialização de material e equipamentos biomédicos, em hospitais (caracterizando e monitorando o ambiente hospitalar, assepsia de enfermarias e quartos, esterilidade de blocos cirúrgicos e de urgência), em indústrias (especificação, concepção e fabricação de próteses e dispositivos médicos com inclusão da garantia da qualidade), em órgãos do Ministério da Saúde.

Nas empresas, como gerente da qualidade em administração, finanças e economia, além do planejamento e desenvolvimento da produção; em atividades independentes; no âmbito acadêmico (docência em universidades públicas e privadas); na área de consultoria e perícias judiciais.{/jkefel}

Perfil Profissional

O Engenheiro Biomédico, profissional com formação em Ciências Exatas e em Engenharia, no campo das Ciências Médicas e Biológicas, aplica princípios de ambas as áreas para compreender, modificar ou controlar sistemas biológicos, além de projetar e manufaturar produtos que possam monitorizar funções fisiológicas e assistir no diagnóstico e tratamento de pacientes. Atua no desenvolvimento, produção, manutenção e gestão de equipamentos, produtos e processos tecnológicos para fins de diagnóstico, terapia, reabilitação e pesquisa em saúde. Em sua atividade, desenvolve, especifica, instala, mantém e gerencia processos, dispositivos, equipamentos e sistemas nas áreas de informática em saúde, engenharia clínica e hospitalar, instrumentação e projetos biomédicos e bimecânicos, tecidos artificiais e biomateriais. Projeta, implementa e executa ensaios em órteses e próteses, equipamentos, dispositivos e nanoestruturas implantáveis. Realiza ensaios de metrologia e de compatibilidade eletromagnética. Coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnicoeconômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação desenvolve tecnologias para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo e da comunidade, primando pelos princípios éticos e de segurança.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *