Biomedicina

Informações Gerais


Instituto de Ciências da Saúde – ICS

Reconhecido pelo Ministério da Educação através da portaria nº 331 de 11/03/2009

FUNCIONAMENTO: UNIDADE JK

Av. Osmane Barbosa, 11.111 – Bairro: JK
Montes Claros/MG – CEP: 39404-006 – Contato: 38 2101 9264

Coordenador de curso – Fabricío Moreira Monteiro
(38) 2101-9261  –  21019264

Modalidade – Bacharelado

Duração – Quatro anos

Turno de funcionamento – Integral

Missões / Objetivo


Missão

O Biomédico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, deve atuar em todos os níveis da saúde, com base no rigor científico e intelectual. É preparado para o exercício de atividades atinentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, bioengenharia,biotecnologia, perícia criminal e forças armadas. Sua conduta deve ser pautada por princípios éticos e pela compreensão da realidade social, cultural e econômica de seu meio, dirigindo sua intervenção para a transformação da realidade, em benefício da coletividade.

Perfil Profissional


PERFIL DO EGRESSO

O perfil do Biomédico é o de profissional de nível superior preparado cientificamente para a responsabilidade na área de diagnóstico laboratorial e análises biotecnológicas em diferentes níveis de complexidade, no âmbito administrativo público e privado. Capaz de se integrar com os demais profissionais da área, com competência para a promoção de saúde e prevenção de doenças, para execução técnica dos ensaios, interpretação, análise crítica dos resultados e gestão dos serviços de saúde e laboratoriais, assumindo toda a responsabilidade cientifica, orientado pela conduta ética e pelos interesses da sociedade brasileira.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho, para o Biomédico, está em franca expansão. Além de poder dedicar-se às atividades para as quais está habilitado, gerenciando laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, esse profissional pode atuar na pesquisa, desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados, sendo responsável por bancos de sangues, incluindo realização, interpretação de exames e responsabilidade técnica de serviço de hemoterapia. O mercado de trabalho para o Biomédico permite o exercício de suas atividades nos setores público e privado.

Setor público – contribui para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, família e comunidade e na docência de ensino superior, na área da saúde, gerando e transmitindo novos conhecimentos para a formação de novos profissionais. O profissional biomédico pode atuar ainda, junto às forças armadas na produção de ciências com fins de segurança a nação e como perito criminal da policia federal e policia civil.

Setor privado – na indústria de produção de soros e vacinas, em laboratórios de Patologia Clínica, onde realiza os exames, interpreta e emite laudos e pareceres, responsabilizando-se tecnicamente pelas análises clínico-laboratoriais (Diretor técnico laboratorial).

Coordenação

Coordenação

Fabrício Moreira Monteiro

Graduado em Biomedicina (2002) pela Universidade de Franca, Mestrando em Ciências da Saúde (Biomedicina e Medicina) pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte (2014) e Especialista em Citologia Esfoliativa (2006) pela Universidade de Franca/SP. Atualmente, exerce a função de Coordenador do curso de Biomedicina das Faculdades Unidas do Norte de Minas concomitante a de professor dos cursos de Biomedicina, Farmácia e Nutrição. Presidente do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Biomedicina. Membro do Conselho Editorial da Revista Bionorte. Possui experiência em Análises Clínicas, Docência, Gestão de Curso e Saúde Pública.

E-mail da coordenação:  coord.biomedicina@funorte.edu.br

Acesse o Curriculo Lattes

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *