A coordenadora do curso de Serviço Social Funorte, Simone Torres, recebeu visitas das assistentes sociais, Naiara Martins e Angélica Ribeiro, da cidade de Buenópolis, para discussão sobre políticas de assistência social. O intuito é atingir os objetivos da Conferência de Assistência Social que acontece no município no dia 30 de Junho.

O objetivo do encontro foi contribuir para o debate e fortalecimento das conferências. Insta salientar que Angélica Ribeiro é egressa do curso de Serviço Social da Funorte e é política da gestão do curso manter aporte técnico aos egressos.

Simone Torres explica que as conferências de assistência social acontecem em âmbito nacional. No primeiro momento ocorrem nos municípios, depois acontecem as estaduais e no final do ano, as conferências nacionais. “Cada município retira as propostas do que entende ser necessário para fortalecer o sistema único de assistência social para melhorar a oferta do serviço no município.

Posteriormente, as propostas são repassadas para conferência estadual. Nessa, algumas serão selecionadas e encaminhadas para Brasília para conferência nacional. Na etapa final, são discutidas as ações dentro das políticas sociais, a partir do conselho nacional de assistência social. Isso permite pensar em nova estratégia de fortalecimento das políticas. É o espaço de participação democrática na construção da política pública de assistência social”, esclarece.

Marcus Braz

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *