No dia 29 de agosto, acadêmicos de Psicologia da Funorte, sob a orientação de Ted Nobre, coordenador da Clínica Escola de Psicologia, deram início a oficina para o projeto Biotemas da Unimontes.  “Isso não é Frescura” foi o título escolhido para esclarecer dúvidas sobre a profissão e debater temas atuais sobre saúde mental.

A primeira oficina foi na escola Estadual Antonio Canela. “Levamos uma oficina sobre os temas atuais como: depressão, ansiedade, stress, suicídio e outros transtornos psiquiátricos, na intenção de desmistificar e retirar o preconceito. O nosso título faz uma reflexão sobre a dificuldade que a sociedade ainda tem de entender os problemas mentais”, diz Wagner Moura, acadêmico do 10º período.

Segundo o acadêmico, estas são questões que devem ser levadas a sério e não como uma situação fantasiosa porque existem muitos adolescentes que sofrem dessas complicações mentais e se calam por medo sofrer retaliações.

“O nosso trabalho foi instruir os alunos do ensino médio a identificar esses problemas como algo sério. Acredito que esse contato com a profissão de psicologia ajudou muitos deles a entender como isso funciona”, relata o acadêmico.

Para o coordenador da Clínica Escola de Psicologia Ted Nobre, as oficinas têm o objetivo de levar a possibilidade e o conhecimento de várias áreas de atuação. “Alcançar os jovens com temas específicos da saúde e levar o conhecimento aos adolescentes, esses são alguns dos objetivos do projeto, além disso, os acadêmicos esclareceram dúvidas sobre a profissão”.

De acordo com Ted Nobre, isso trás mais valorização para o trabalho da psicologia se afastando do senso comum e, consequentemente, recebendo o respeito, o reconhecimento pela sua intervenção e pelo cuidado que oferecemos para a sociedade”, ressalta.

Gabriele Santos