Na noite desta quinta-feira, 30 de junho, no Campus São Luís da Funorte, o curso de Pedagogia promoveu a 3ª Mostra de Empreendedorismo, organizada pelos alunos do 7º período juntamente com a professora Airan da Paz. O evento faz parte da disciplina de Empreendedorismo.

O evento teve como objetivo colocar em prática o que foi aprendido durante todo semestre na disciplina. Um dos temas mais investidos foi a ecologia, como exemplo, a empresa Ecological Toys, Brinquedos Ecológicos, foi desenvolvida pela equipe da Camila Brígida, alunas do 7º período, para crianças que não acompanham os demais colegas. “Nossos brinquedos são para crianças com alguma especificidade, que não acompanham as outras pessoas. Nosso negócio é muito interessante porque o que existe para crianças autistas no mercado atual é generalista e nossa empresa trabalha com produtos especializados”, explica.

A disciplina de Empreendedorismo ajuda ao aluno a ter novas visões da sua profissão, assim afirma Camila. “Para Pedagogia é muito somativo, o curso nos força a ir para o lado educacional e o empreendedorismo abriu nossa mente para outros negócios que não sejam somente escola, já que podemos abrir a nossa própria empresa de educação”, destaca Camila.

Airan é a professora que ministra a disciplina. Ela conta que os alunos, inicialmente, têm dificuldade de perceber como podem somar ao curso. “Quando a matéria é introduzida, o aluno não sente nenhuma ligação, eles acham que não faz parte da Pedagogia. Para entender o jeito empreendedor é necessário ser empreendedor da sua carreira”, ressalta a professora.

A amostra é a culminância do conteúdo estudado durante o semestre e além do negócio exposto os alunos também produzem um trabalho escrito sobre o projeto de empresa. Além disso, os acadêmicos são examinados por uma banca do SEBRAE convidada pela professora.

Marcos Alexandre Almeida, acadêmico do 1º período de Serviço Social visitou os estandes e achou tudo organizado. “A ideia dessa mostra é muito legal. Ela está bem feita, bem organizada e bem informada também. Eu percebi que tem muitas propostas ecológicas e isso é interessante. Ecologia é um importante fundamento para o futuro”, frisa o estudante.

Point Saudável foi a empresa fundada pela equipe de Fernanda Maciel. A ideia surgiu por observarem que as crianças hoje em dia têm se alimentado de maneira incorreta. “Nós resolvemos investir no público infantil porque eles comem mal e nosso objetivo é oferecer uma boa alimentação dento e fora de casa”, explica e completa: “Nossa equipe gostou muito deste trabalho, aprendemos a importância do compromisso com a equipe e é a concretização de um trabalho árduo. Nós também aprendemos que não há uma separação de prática e teoria, o que é muito bom”, enfatiza.

“O legal dessa matéria é a visão que dá aos alunos para investirem em outros meios de atuação, além de colocar em prática a aprendizagem de sala de aula”, finaliza Airan.