Na manhã de sexta feira, o curso de Nutrição promoveu evento com foco no reaproveitamento de alimentos. A ação é uma parceria entre a Universidade Federal de Montes Claros (UFMG), Faculdade e o Centro de Referencia e Assistência Social (CRAS).

Na ocasião foram produzidas diversas receitas pelas participantes. A docente e responsável pelo evento, Paula Caroline Soares, explica que a iniciativa tem como objetivo promover a integração entre estudantes e comunidade. ”A UFMG está comemorando 90 anos, e existe um vínculo entre as instituições. Então, foi escolhido um grupo de mulheres do CRAS para participar deste minicurso que contou com um treinamento teórico, e agora elas vieram para a prática. Além disso, temos como propósito evitar o desperdício que é muito significativo no Brasil e com estas parcerias só temos a ganhar, pois, o acadêmico consegue ter em seu meio pessoas e ambientes diferentes”, disse.

Para coordenadora do curso de Nutrição, Éryka Jovânia, eventos como este são essenciais para o estudante, principalmente quando o assunto é aproveitar alimentos de forma integral.” Hoje em dia, temos um número de descarte muito elevado. Por exemplo, quando preparamos uma abóbora com casca aumentamos a quantidade de fibra, consequentemente, o valor nutricional aumenta. O Brasil está entre os países que mais desperdiça, até mesmo um tomate amassado é jogado fora e poderia ser reaproveitado de diversas maneiras”, afirmou.

A acadêmica do 4° período Maria Renata Alcântara, afirma que é uma experiência enriquecedora. ”É muito importante, pois temos uma grande interação com a sociedade, além da questão prática que faz toda diferença para um nutricionista. Não tem como passar um plano alimentar para um paciente sem saber conteúdos como este”, concluiu.

Gabriel Mota