Na manhã de sexta feira, o curso de Nutrição promoveu evento com foco no reaproveitamento de alimentos. A ação é uma parceria entre a Universidade Federal de Montes Claros (UFMG), Faculdade e o Centro de Referencia e Assistência Social (CRAS).

Na ocasião foram produzidas diversas receitas pelas participantes. A docente e responsável pelo evento, Paula Caroline Soares, explica que a iniciativa tem como objetivo promover a integração entre estudantes e comunidade. ”A UFMG está comemorando 90 anos, e existe um vínculo entre as instituições. Então, foi escolhido um grupo de mulheres do CRAS para participar deste minicurso que contou com um treinamento teórico, e agora elas vieram para a prática. Além disso, temos como propósito evitar o desperdício que é muito significativo no Brasil e com estas parcerias só temos a ganhar, pois, o acadêmico consegue ter em seu meio pessoas e ambientes diferentes”, disse.

Para coordenadora do curso de Nutrição, Éryka Jovânia, eventos como este são essenciais para o estudante, principalmente quando o assunto é aproveitar alimentos de forma integral.” Hoje em dia, temos um número de descarte muito elevado. Por exemplo, quando preparamos uma abóbora com casca aumentamos a quantidade de fibra, consequentemente, o valor nutricional aumenta. O Brasil está entre os países que mais desperdiça, até mesmo um tomate amassado é jogado fora e poderia ser reaproveitado de diversas maneiras”, afirmou.

A acadêmica do 4° período Maria Renata Alcântara, afirma que é uma experiência enriquecedora. ”É muito importante, pois temos uma grande interação com a sociedade, além da questão prática que faz toda diferença para um nutricionista. Não tem como passar um plano alimentar para um paciente sem saber conteúdos como este”, concluiu.

Gabriel Mota

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *