Na tarde desta quinta-feira, 15, o curso de Nutrição da Funorte e Fasi finalizou as oficinas preparatórias que foram lecionadas no auditório da Fasi para receber calouros e veteranos. O tema escolhido foi “Ética e o culto a beleza até onde podemos ir?”.
A docente e palestrante Alessandra Nogueira explicou sobre o comportamento de pessoas que fazem de tudo por um corpo perfeito, sem se preocuparem com saúde e alimentação correta. “A prática do “culto ao corpo” é uma preocupação geral, atravessando todos os setores, classes sociais e faixas etárias, tendo como base um discurso estético ou de preocupação com a saúde”, disse durante a palestra.
De acordo com a docente, o culto ao corpo está presente em todos os segmentos sociais, mas a maneira como ele se realiza no interior de cada grupo é diversificada. “Muitas pessoas optam por intervenções cirúrgicas em busca do corpo perfeito, uma atitude que pode colocar em risco a vida”, explica.
Para ela, esse é um assunto que deve ser discutido porque não existe um padrão de beleza que deve ser seguido, cada indivíduo tem suas características próprias e nem sempre recorrer aos procedimentos cirúrgicos pode se conseguir um resultado esperado. “Alimentação saudável é fator primordial para saúde e um melhor condicionamento físico. Se acompanhada da prática esportiva, os resultados serão ainda melhores. Os procedimentos cirúrgicos devem ser uma opção em caso de saúde e não de apenas o corpo perfeito”, conta.
Durante a oficina, Alessandra Nogueira, apresentou diversos casos de pessoas que chegaram à beira da morte na busca pelo corpo perfeito, fazendo uso de drogas ilícitas, não alimentando por longos períodos e ingerindo até doses de venenos para ratos. “Muitas pessoas lutam para viver após utilizarem de métodos que comprometeram totalmente a saúde, por isso é importante buscar um profissional capacitado para uma reeducação alimentar para ter o corpo bonito e saudável”, finaliza.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *