Docente do curso de Medicina Veterinária, Juliano Santos Siqueira, promove aula que mescla teoria e prática. Siqueira ministra a disciplina de técnicas cirúrgicas e explica que estas iniciativas contribuem para a formação dos acadêmicos, pois é possível estabelecer um contato direto com a rotina.  ”Nosso objetivo é mostrar como funcionam estes procedimentos utilizados na rotina do profissional. Iniciamos com a parte teórica e posteriormente a manipulação, memorização dos nomes dos equipamentos e treinamento para a realização das suturas”, afirma.

O professor ainda explica que este tema é essencial no mercado de trabalho. ” O que está sendo ensinado aqui vai ser utilizado por eles durante toda a carreira, não tem como exercer esta profissão sem o domínio completo deste assunto” diz.

A acadêmica Cíntia Mascarenhas, do 6° período, afirma que aulas práticas auxiliam para que os estudantes tenham maior domínio durante as cirurgias. ” É muito importante, pois conseguimos aprender até mesmo sobre os fios que serão utilizados, pois, cada animal necessita de um material específico. Hoje em dia o aluno deve esta sempre em busca de sabedoria, e contar com o espaço do Hospital Veterinário é essencial, por ser amplo e proporcionar certa vivência com a rotina desta área. Temos acesso a várias espécies de pequeno e grande porte e isto é uma experiência gratificante, além disso, os profissionais daqui trabalham também no nosso curso, consequentemente, gera uma aproximação e facilidade com o conteúdo”, conclui.

Gabriel Mota