Foi realizada, no dia 21 de agosto, 4ª Exposição Fotográfica de acadêmicos do 6º período do curso de Jornalismo. A atividade fez parte da disciplina Fotojornalismo, ministrada pela docente Lidiane Silva, e teve como objetivo a comemoração do Dia Mundial da Fotografia, celebrado no dia 19 de agosto.

Lidiane explicou que a exposição é resultado de pesquisas de diferentes fotógrafos e fotojornalistas e o principal objetivo foi fazer com que os acadêmicos se inspirassem no olhar deles para desenvolverem seu próprio ensaio. Além disso, ela frisou o papel da fotografia como meio jornalístico. “O intuito da exposição é valorizar o trabalho dos alunos e, ao mesmo tempo, comemorar o Dia Mundial da Fotografia, que é um veículo extremamente importante no Jornalismo, com um poder de comunicação muito grande e uma das possibilidades, entre tantas, que o curso oferece aos estudantes. A Mostra é, também, uma maneira de compartilharmos um trabalho tão rico, desenvolvido por meio do olhar dos acadêmicos, com professores, colaboradores e estudantes do campus São Luís”, destacou a docente.

Matheus Santos Durães, estudante que expôs o trabalho inspirado no fotógrafo João Roberto Ripper, falou sobre sua inspiração para fazer o ensaio. “O meu ensaio foi nomeado “O encanto e a seriedade do trabalhador rural”, foi inspirado em um fotógrafo que mostra as pessoas em comunidades rurais, indígenas e pessoas que sofrem discriminações e, ele fala que gosta de mostrar a beleza destes povos. Então, eu me inspirei nele para mostrar a beleza do campo”, frisou o estudante.

Durante a exposição, estudantes de todo o campus puderam prestigiar os ensaios. A estudante do 8º período de Jornalismo, Hellen Patriny Soares Miranda, falou sobre a impressão que o trabalho transmitiu. “Acompanhar a exposição de fotos dos meninos é muito incrível, porque vimos que estão tendo um contato técnico com a fotografia e fazendo trabalhos muito bons, com imagens que transmitem muito movimento e o sentimento de quem é fotografado. Acredito que é um trabalho importante, pois, ao longo do processo, mostra que a fotografia é uma perspectiva de atuação futura, assim como o Jornalismo Online, impresso, radiojornalismo e outras áreas. Além disso, percebemos que os alunos se esforçaram e não ficaram aquém e, é importante por mostrar uma possibilidade que o Jornalismo tem, de trabalhar com imagens que contam histórias, humanizam personagens e, até mesmo, falam sobre os cenários”, finalizou a estudante.