Aconteceu, nesta quarta-feira (27), no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), a 1ª edição do Jornacom: Estratégia de gestão para mídias sociais. O bate papo, organizado pelos acadêmicos dos 7º e 8º períodos do curso de Jornalismo Funorte por meio da disciplina Organização de Eventos e Cerimonial, teve como objetivo a abordagem de novas ferramentas digitais como agentes influenciadores de comportamento e criadores de tendências.
Durante o evento, duas influenciadoras digitais foram convidadas para falar da experiência nas mídias que atuam. Segundo a docente Maria Fernanda Ruas Moura que acompanhou o planejamento da cerimônia, esta discussão é importante, pois mostra aos futuros profissionais novos meios em que poderão atuar. “A comunicação está migrando muito para mídias alternativas, que são estas mídias digitais, tanto as redes sociais como o youtube, que também consideramos uma rede social. Então se torna muito virtual a comunicação entre clientes, jornalistas, leitores, entre outros. E, este evento, tem o objetivo de discutir estas novas mídias e ouvir duas influenciadoras de sucesso”, frisou a professora.
Desde a criação do texto do cerimonial à captação de patrocínio, todo o evento foi organizada pelos acadêmicos. Para o coordenador do curso, Elpídio Rocha, a disciplina mostra ao estudante o que ele terá que fazer para atender as demandas do mercado. “O evento mostra a dinâmica que envolve o campo do jornalismo e da comunicação, que estão passando por constantes transformações, comum ao que a sociedade passa. Então, ponderar estas novas pautas é extremamente importante, pois, discutir moda, histórias em quadrinho, seriados de TV e youtube, são temas que o próprio jornalista tem que começar a enfrentar, já existe um público cada vez mais interessado. Assim, a disciplina é a harmonia entre a teoria e prática, que são fundamentais para a formação profissional”, destacou.
Umas das convidadas, a Especialista em Marketing e conteúdo digital e administradora do blog Manteiga derretida, Flávia Marques, abordou sobre a grandeza que as redes sociais alcançaram nos últimos anos. “Os influenciadores digitais, a maneira que influenciam as pessoas, a diferença que fazem nas mídias e nas novas redes sociais, cresceram muito nos últimos anos. E, isto é importante para trazer novos rumos para a comunicação de um modo geral, pois estávamos acostumados a ver somente rádio e TV e, agora, as mídias digitais e os influenciadores vieram para traçar novos rumos e mostrar que existem novas maneiras de trabalhar com publicidade e mídias digitais”, frisou.
Outra convidada, a Relações Públicas e Digital Influencer, Camila Ribeiro, que administra o Instagram de inspiração, Vestidoca, com mais de 1 milhão de seguidores, falou sobre as mudanças de pessoas e empresas para se adaptarem à estas novas mídias. “As mídias sociais estão tomando conta do mundo e, enxergamos que até mesmo pessoas famosas como atrizes, estão migrando para Instagram, Youtube e outras redes sociais. Até mesmo a Rede Globo está criando aplicativos para criar novas formas de publicidade. E isto é impressionante, pois, quando eu me formei em 2003, eu não vi nada sobre mídias sociais na graduação. Então, é algo novo e acredito que é um caminho que a comunicação vai seguir, ponderou a influenciadora digital.
Daniel Christian, acadêmico do 6º período do curso, destacou sobre a importância de falar sobre temas que preparam o estudante para o futuro profissional. “Entendo que o jornalismo e as mídias sociais estão em equilíbrio e, a abordagem deste tema é de extrema importância, pois trata das transformações que a comunicação, as tecnologias e, principalmente, o mercado de trabalho na área, atravessam”, concluiu.

Greiciely Rodrigues

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *