Na manhã desta terça-feira, no campus JK, instruídos pelo professor Guilherme de Oliveira, os acadêmicos do 3º período de Gastronomia Funorte realizaram um Festival Árabe, encerrando o módulo de culinária mediterrânea.

Professor da disciplina, Guilherme de Oliveira, explica que o objetivo foi promover a divulgação do que é feito pelo curso. “Nosso objetivo é transpor o aprendizado da cozinha para fora deste espaço, com o intuito de mostrar para os demais alunos o que fazemos. Além disso, buscamos promover o contato dos outros acadêmicos com os de Gastronomia”, esclarece.

Acadêmica do 3º período de Gastronomia, Camila Lacerda, conta que a nova experiência foi muito rica. “Eu já tinha uma experiência com a culinária árabe e gostei muito. O módulo foi bem produtivo, aprender sobre a culinária do mediterrâneo foi muito interessante”, afirma.

A diretora acadêmica, Thalita Pimentel, prestigiou o evento, parabenizou os alunos e deu uma palavra de incentivo. “O que é feito por vocês são comidas gostosas e bonitas. A diferença da comida é o modo de fazer, o carinho que é colocado no preparo do alimento. Persistam no curso, vocês são excelentes e super talentosos”, elogia.

Prestigiando o festival, o acadêmico do 3º período de Engenharia Civil, Neto Albuquerque, elogiou os pratos apresentados. “Eles são bem cuidadosos com as comidas, elas estavam saborosas e bem apresentadas. Gastronomia sempre surpreende,” frisa.

“Os alunos gostaram bastante do módulo. A cada aula é uma nova experiência, um novo aprendizado. A descoberta de novos sabores e texturas é muito interessante”, finaliza o professor Guilherme.

Dentre os pratos apresentados estava a Esfirra aberta de Carne. Abaixo a receita.

Ingredientes:

Para a massa

500 g Farinha de trigo

50ml Óleo

QB Sal

1 ½ colheres de chá de Açúcar

250ml de água

1 tablete de 15 g de Fermento fresco

Para o recheio

500 kg de patinho moído

250 g de cebola branca picada

2 unidades de tomate andréia picado

2 colheres de chá de pimenta do reino

4 colheres de chá de sal

1 colheres de chá de canela em pó

3 unidades de limão (suco)

QB de Zattar

Modo de fazer

Para a massa: Em uma vasilha misture a farinha de trigo, o óleo, o sal, o açúcar, a água e o fermento. Sove até a massa parar de grudar nas mãos. Deixe descansar por duas horas. Depois faça bolinhas pequenas e deixe descansar por mais 5 minutos. Abra a massa com um rolo deixando bem fina. Em seguida, corte-a em quadrados de aproximadamente 5 cm.

Para o recheio: Em uma vasilha misture a carne, a cebola, o tomate, a pimenta, o sal e a canela, mexendo bem. Coloque o recheio no meio da porção de massa, junte as 4 pontas e faça um bico em casa uma dela para que o recheio não transborde. Asse as esfirras em forno pré-aquecido a 250°C, por 20 minutos. Sirva em seguida.

Mariana Correia