Acadêmicos do 4º período do curso de Gastronomia Funorte participaram de atividade avaliativa baseada no programa Master Chef. O desafio proposto aos alunos era o de preparar pratos típicos de regiões do Brasil com base na culinária contemporânea.

A atividade aconteceu no campus JK da Funorte e contou com a presença de três avaliadores. Segundo o professor e coordenador do curso, Jonas Sacchetto, o objetivo do evento foi mostrar a criatividade e o poder de transformar através de técnicas da culinária.

“Através do conceito de cozinha contemporânea e inspirados no que foi levantado sobre cada região; seus produtos e subprodutos, particularidades, técnicas, ingredientes, etc; os grupos desenvolveram um menu de três momentos: entrada, prato principal e sobremesa. Assim, puderam executar e transformar as receitas com base em texturas, formatos e contextos”, frisou Jonas.

Fabiana Coelho, acadêmica da turma, ressaltou que a atividade é uma forma de preparar o aluno sobre como se portar no ambiente profissional. “Somos estimulados a criar uma refeição completa dentro de uma temática. Neste desafio, tivemos que desenvolver pratos com influência da culinária contemporânea valorizando a culinária de cada região do país. Além disso, tivemos que lidar com clientes críticos, no caso os avaliadores, e vender o nosso prato. Vimos pelos olhos dos clientes o que eles buscam, o que desejam”, concluiu a estudante.

Greiciely Rodrigues