O curso de Gastronomia Funorte promoveu nesta segunda-feira, 26, aula  magna para iniciar o semestre letivo. Na oportunidade foram convidados profissionais egressos do curso que colocaram o aprendizado que tiveram na faculdade na prática e hoje são exemplos de carreira de sucesso. O tema principal  foi a discussão sobre a profissão, áreas de atuação e empreendedorismo. Além disso, empresários parceiros do curso através das discussões e troca de experiências explanaram sobre a importância da prática de estágio e como eles  contribuem para aumentar o know-how de atuação no mercado de trabalho.

O professor responsável, Marcus Caldeira, ressaltou durante a mediação dos convidados, o objetivo do evento, além disso, formalizar o início do semestre letivo do curso, orientar os alunos que irão iniciar, neste período, o Projeto Integrador Multidisciplinar (PIM). “O PIM é um trabalho que começa no 4º período, ou seja, um plano de negócios e criação de uma empresa ou novo empreendimento da Gastronomia”, disse. Marcus completa ainda que esse projeto possibilita que o aluno exerça todas as ferramentas necessárias para empreender.

Gilmar Chaga, consultor de marketing da regional norte no Sebrae/MG, foi convidado a palestrar sobre o tema “Empreendedorismo”. Ele falou das oportunidades e de como as consultorias podem ajudar quem deseja iniciar um negócio. “Nosso objetivo é orientar quem está chegando no mercado. É preciso se reinventar e encontrar formas de ser diferenciado. Então, o Sebrae oferece ferramentas para orientar estes novos empreendedores”, destacou o palestrante.

Bianca Mendes é egressa do curso de Gastronomia e participou do evento. Atualmente é proprietária do TOMBAR. Ela relembrou um pouco de sua vida acadêmica e deixou dicas de como se preparar para o mercado e como aproveitar os estágios na área. “Você terá que abrir mão de coisas para conseguir concluir bem seu trabalho. Uma dica é colocar todas as ideias no papel. Quando me formei eu já tinha uma proposta de emprego, isso foi resultado de todas as experiências que vivenciei na faculdade”, destacou a egressa.

As acadêmicas do 4º período, Jessica Caroline Ferreira Silva e Maria Eloise Felix, ressaltaram sobre a importância do tema. “A discussão é fundamental para nós que vamos começar o projeto interdisciplinar, neste semestre. É uma maneira de abrir nossa visão e conseguir montar um bom projeto”, a estudante Jessica Caroline.

Para Maria Eloise os convidados foram determinantes: “O tema debatido aqui foi interessante para saber as diversas possibilidades que temos como profissional e como o estágio pode fazer a diferença no resultado final”, conclui a estudante.

Ao final o coordenador do curso de Gastronomia Jonas Sachetto, deu boas-vindas aos calouros e veteranos e os convidou para um coquetel produzido pelo curso.

Gabriele Santos