Durante visita os estudantes conheceram aparelhos e técnicas de Dermatofuncional, área em ascensão no mercado e diferencial na grade curricular da instituição

Acadêmicos do 9º período integral do curso de Fisioterapia Funorte participaram, no dia 31 de agosto, de visita técnica ao Centro de Emagrecimento e Estética Avançada Lipocenter. A atividade faz parte da programação da disciplina Fisioterapia Dermatofuncional, ministrada pelo Prof. Me. Enio Thalles Batista de Faria.

O Dermatofuncional é uma especialidade da Fisioterapia que atua na prevenção, recuperação e promoção da saúde da pele. O profissional capacitado para trabalhar com a técnica pode realizar tratamentos como flacidez da pele, estrias, cicatrizes, entre outros.

O professor Enio Talles destacou o objetivo da visita e elogiou o trabalho da instituição na preparação de profissionais capacitados para as diversas áreas da Fisioterapia. “O intuito da visita é fazer com que os acadêmicos tenham contato com a alta tecnologia em Dermatofuncional, tendo em vista que, a mesma é uma especialidade da Fisioterapia já reconhecida pelo Conselho de Fisioterapia e é uma das áreas da profissão que estão em maior ascensão e que, infelizmente, não são todas as faculdades de graduação que possuem a disciplina na grade curricular. Então, mais uma vez, as Faculdades Funorte saem na frente ao ter a disciplina na grade e preparar os profissionais com diferenciais para o mercado de trabalho” destacou o docente.

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) publicou, em 2009, a Resolução 362/2009, reconhecendo a Fisioterapia Dermatofuncional como uma especialidade da área de Fisioterapia, podendo ser exercida exclusivamente pelos profissionais da área. O professor frisa, ainda, a importância para o aluno em conhecer a especialidade e ter acesso às ferramentas da Dermatofuncional.

“Esta experiência é uma maneira deles desmitificar o conceito de estética na Fisioterapia e fazer com que os acadêmicos entendam que Dermatofuncional não é estética pela estética e sim, estética pela saúde, isso é o que mais friso em sala de aula. Não devem fazer tratamentos estéticos exclusivamente pela beleza, mas sim pela saúde do paciente e, com estas técnicas, conseguimos diminuir o índice de massa corporal (IMC) do paciente, dar maior qualidade de vida e melhorar a auto estima, fazendo com que ele realmente se sinta bem no contexto social e, consequentemente, melhore todos os âmbitos  da vida dele”, ressaltou.

Bárbara Veloso Almeida cursa o 9º período integral do curso. Ela, que já tinha interesse pela área de Dermatofuncional antes mesmo de iniciar o curso, ressalta a importância que a disciplina e visita técnica teve para a confirmação da área que deseja atuar futuramente.

“Eu já havia ouvido falar sobre a Fisioterapia Dermatofuncional e, por este motivo, iniciei o curso. Então, a Faculdade nos proporcionar a disciplina é muito bom, pois é uma forma de termos certeza da área que desejamos aprofundar nossos estudos. Além disso, eu nunca havia tido contato com nenhum aparelho e a visita foi fundamental porque hoje sei quais aparelhos são referência na área e como são utilizados e, principalmente, tenho certeza da área que desejo me especializar futuramente”, finalizou a estudante.