Acadêmicos do 1º ao 5º períodos do curso de Fisioterapia participaram de Blitz Educativa com o objetivo de conscientizar a população de Montes Claros sobre o trânsito seguro e acessibilidade para todos. A atividade, que aconteceu no dia 19 de setembro, faz parte da programação do Programa de Integração do Serviço, Ensino e Comunidade – Pisec e foi orientada pela coordenação e docentes do curso.

A ação, que é realizada todos os anos pelos estudantes do curso juntamente com a Campanha Nacional do Trânsito, neste ano, tem como tema “Nós somos o trânsito”. Segundo a coordenadora do curso, Luciane Vieira, “a atividade tem o intuito de orientar pedestres e motoristas a respeito do trânsito seguro e da acessibilidade, garantindo qualidade de vida para toda a comunidade”, destacou a coordenadora.

Durante a blitz, os estudantes distribuíram folders com orientações de segurança no trânsito para motoristas nos intervalos em que os semáforos estavam fechados e fizeram encenações sobre a faixa de pedestres com muletas e cadeiras de rodas.

A docente do curso, Christiane Athayde Santos, que também supervisionou a atividade, falou sobre a importância de conscientizar e mencionou as orientações que foram feitas para a comunidade. “É muito importante incentivar as pessoas a respeitarem as regras do trânsito e garantir da acessibilidade a todos. Então, os estudantes orientaram os motoristas sobre respeito à faixa de pedestres, limites de velocidade, placas e semáforos. Além de não falar ao celular enquanto dirige, usar o cinto de segurança, a importância de manter as rampas de acesso sem impedimentos para que todos possam utilizá-las. Respeitar as vagas destinadas ao idoso e aos deficientes, garantir a segurança e incentivar a gentileza no trânsito também foram um dos temas abordados”, concluiu a docente.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *