As Faculdades Funorte realizou, no dia 07 de novembro, encerramento do I Meeting Fisio Evidence, evento direcionado a acadêmicos, egressos e profissionais do curso de Fisioterapia. No episódio, o público assistiu a palestras e demonstrações técnicas diferenciadas de práticas de áreas da Oncologia, Ortopedia, Neurologia, entre outros.

Segundo a coordenadora do curso, Luciane Vieira Rosário, falou sobre o evento . “O I Meeting Fisio Evidence veio com o objetivo de confraternizar e agregar conhecimento aos estudantes, além de incentivar a pesquisa e estudo aprofundado. A programação agradou a todos e encerramos este evento com sentimento de dever cumprido e percebendo a motivação que proporcionou ao estudante”, destacou

Na noite do último dia do Meeting, o público contou com palestras de temas: “Avaliação da função, atividade e participação em paciente pediátricos”, ministrada por Katherine Simone Caires Oliveira; “Fisioterapia Neurofuncional”, ministrada por Nathalia Maria Gomes Fernandes; “Reabilitação das lesões do LCA – prática baseada em evidências”, ministrada por Rafael Silveira Freire; e “Valgismo dinâmico do joelho: avaliação e lesões associadas”, ministrada por Raphael Borges de Oliveira.

A fisioterapeuta Nathalia Maria, que ministrou palestra e Hands On com abordagem sobre Fisioterapia Neurofuncional, falou sobre a importância da Fisioterapia reabilitação neurológica de pacientes em tratamento. “A Fisioterapia Funcional, através do método Bobath é de extrema importância por ser um método diferenciado, em que a evolução do paciente se dá de forma mais rápida e mais integral. Então, é um tema que traz uma conscientização importante tanto para profissionais quanto acadêmicos, que durante a atuação estarão aptos a buscar o melhor tratamento para o paciente”, frisou.

Rafael Borges ministrou palestra e Hands On de encerramento do I Meeting Fisio Evidence com tema “Valgismo dinâmico do joelho: avaliação e lesões associadas”. Ele falou sobre a importância destas técnicas na avaliação e intervenção no paciente. “Os temas abordados hoje são de fundamental relevância para a formação profissional do fisioterapeuta, pois valgismo no joelho, avaliação biomecânica, fatores biomecânicos selecionados, lesões associadas ao valgismo no joelho são de extrema importância na Fisioterapia, principalmente no direcionamento de avaliação e intervenção mais eficazes de uma alteração que leva a várias outras lesões e problemas na saúde de atletas, idosos ou indivíduos de todas as idades que praticam diversas atividades”, ressaltou.

No final das abordagens, os estudantes puderam tirar dúvidas e dar opiniões através de casos clínicos vivenciados por eles. Para o acadêmico do 9º período Jessé Gonçalves, “O I Meeting Fisio Evidence acrescentou muito ao meu conhecimento. Foi um evento que trouxe grandes evidências da Fisioterapia, principalmente as atuais e de grande importância para a informação dos acadêmicos, tanto da Fisioterapia quanto outras áreas da saúde”, finalizou o estudante.