Essencial para qualquer organização, a implantação de uma gestão empresarial tem a função de coordenar as políticas internas, as ações e as estratégias a serem aplicadas em prol do bom funcionamento de todas as áreas da empresa, para assim, gerar lucro e atender de forma eficaz aos clientes.

Com o objetivo de capacitar os estudantes acerca de Gestão e Empreendedorismo, o curso de Estética e Cosmética Funorte, por meio de disciplina ministrada pelo docente Leonardo Almeida, realizou no dia 13 de novembro, Projeto Interdisciplinar Estética e Cosmética.

No episódio, os acadêmicos apresentaram propostas de projetos e produtos considerados inovadores na área de estética. Dentre os trabalhos estiveram: a empresa Bride Make Up, o Estúdio Especializado em Alinhamento de cabelo masculino – MEN, a Clínica Boa forma SPA, a Clínica Instant Beauty e a linha de cosméticos, Cocosméticos.

A coordenadora do curso, Mariella Evangelista, ressaltou que o objetivo do Projeto Integrador é aprimorar o conhecimento do estudante para que tenha habilidades em gestão de empresas e enxerguem oportunidades de mercado. “O objetivo foi fazer com que os acadêmicos desenvolvessem trabalhos com base no empreendedorismo, gestão, promoção e marketing de um produto ou atendimento. Desejamos, assim, despertar neles, a habilidade de criar seu próprio negócio para que, quando se formarem, consigam gerar uma clínica, criar uma franquia ou um produto, pois temos este propósito de produzir um acadêmico de forma completa, tanto na parte teórica como prática e na vivência de atuação”, destacou a coordenadora.

Leonardo Almeida também destacou a proposta da atividade e a importância desta experiência para formação dos estudantes. “Esta prática tem o objetivo de mostrar para os estudantes que há mercado para empreendedorismo na Estética e Cosmética, pois, eles veem muito a questão da prática e técnica, mas, muitas vezes, não há tanto incentivo na questão de formação de gestão, mesmo muitos deles tendo o desejo de montar o próprio negócio”, frisou.

Ele completa, ao ressaltar a maneira que este conhecimento contribui para o sucesso do negócio no mercado. “No empreendedorismo, é importante esta questão de marketing, conhecer os produtos e clientes para que eles não se percam na questão de gestão. Então, a intenção do trabalho é conseguir acender essa luzinha na cabeça deles, para que tenham este conhecimento, mesmo que de forma superficial. Isso, faz a diferença porque o nível de concorrência é muito grande e, quando se aprende sobre  gestão, você se prepara melhor que a maioria dos outros concorrentes”, citou o docente.

Durante a apresentação, os estudantes apresentaram nome, produto ou serviço e pesquisas realizadas durante o trabalho. A equipe de Ana Paula Fernandes, acadêmica do 5º período, apresentou um projeto de texturização capilar masculina, um mercado que está crescendo, mas que não há nenhuma clínica especializada em nenhuma região do Brasil. “Compomos o projeto de um estúdio de texturização capilar, que visa atender o público masculino. A princípio, fizemos uma pesquisa de mercado e comprovamos que, em nenhum lugar do país, há uma clinica especializada em texturização de cabelo masculino que atenda desde alisamento até texturização de cachos. Então, percebemos que o trabalho é importante, pois abre nossa visão para o que o não existe no mercado e que pode ser uma oportunidade de negócio, além de nos habilitar para fazer pesquisas, diminuindo assim, os riscos de cometer erros”, citou.

Adriele Nunes, que cursa o 1º período do curso, destacou a importância de ter esta visão desde o início da Faculdade. “Apresentamos uma linha de cosméticos com uso do óleo de coco, produto que possui eficácia comprovada para hidratação. Então, além de servir para que eu tenha visão do que está sendo usado no mercado, este trabalho possibilita que enxerguemos, também, oportunidades de negócios que ainda não existem e que podem ser um diferencial para a área”, destacou a estudante.

O evento foi aberto a toda comunidade acadêmica. Segundo Mariela, “a expectativa sobre todos os projetos foi superada. Estou simplesmente encantada com todos os trabalhos”, finalizou a coordenadora.