Palestra sobre suporte básico de vida foi ministrada pelo professor Frederico Willer Souza. O evento fez parte da programação da Semana Integrada de Atividade e Acadêmico (SIAP). Na ocasião, foi utilizado um boneco para ilustrar todos os procedimentos. O docente explica que o objetivo é apresentar aos alunos, as diretrizes da American Heart Association para atendimento em casos de parada cardiorrespiratória, a fim de minimizar os danos e aumentar sobrevida do paciente. “Como enfermeiros, independente da área de atuação, podemos nos deparar com essas situações no dia a dia, e diante disto, a única chance de sobreviver é se receber o suporte adequado. Trouxemos novos assuntos, e aqui os alunos tem a possibilidade de estar diante das atualizações que são exigidas no mercado de trabalho, e também presenciar como é a atuação profissional, o que com certeza, acrescenta muito ao conhecimento deles”, disse.

A palestra aconteceu no Auditório Ray Colares, no Campus JK, e contou com a presença de vários acadêmicos do curso de Enfermagem, como é o caso do aluno do 8° período, Eliseu Rocha Matos. Ele explica que esta foi uma experiência enriquecedora, pois o tema abordado é de suma importância para seu futuro no mercado de trabalho. “Para mim foi de grande relevância, o que foi apresentado nos mostra como prestar o atendimento em caso de parada cardiorrespiratória, de modo eficiente e eficaz. Além disso, presenciamos um excelente profissional demonstrando o seu alto nível em realizar procedimentos tão complexos, de forma tão simples, e poder aprender um pouco do que foi demonstrado. Ficou evidente que é preciso saber o que fazer para que uma vida seja salva. Devemos pelo menos ter uma noção básica de primeiro socorros”, concluiu.

Gabriel Mota