Acadêmicos do curso de Enfermagem Funorte participaram, no dia 06 de novembro, de Seminário de Conclusão do Programa de Integração do Serviço, Ensino e Comunidade – Pisec. O evento aconteceu na Funorte campus JK e contou com a participação de docentes e coordenação.

Com tema “Mostra dos Estágios e Práticas do Saber da Enfermagem em seus diversos cenários de atuação”, evento teve como propósito dar visibilidade às experiências vivenciadas pelos estudantes de Graduação do Curso de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde – ICS.

Além disso, a Mostra foca em identificar e divulgar experiências e projetos bem sucedidos desenvolvidos pelos acadêmicos durante o Pisec, incentivar a produção técnico-científica acadêmica através da publicação dos relatos de experiência dos trabalhos com melhores avaliações em Anais do evento na Revista Bionorte; proporcionar a troca de experiências entre os acadêmicos e professores que atuam nos diversos cenários de Prática  da Enfermagem, entre outros.

Segundo a coordenadora do curso, Leila Siqueira, “o Pisec é uma disciplina que temos e, durante os semestres, os estudantes vão para a Estratégia Saúde da Família- ESF, onde tiveram um plano acadêmico de atividades para cumprir. Agora, no encerramento, eles trazem as ações e resultado, mostrando qual o impacto destas atividades na comunidade”, destacou Leila.

Durante as apresentações os trabalhos são avaliados por docentes. Dentre os quesitos de avaliação estão a organização no tempo de apresentação, clareza na exposição de ideias, contribuição científica para o conhecimento atual na área, entre outros.

Para Lucas Faustino, acadêmico do 10º período que participou do evento, “a mostra de estágios nos proporciona uma visão crítica do processo acadêmico, visto que, nela apresentamos as atividades desenvolvidas durante todo um semestre e podemos ver os resultados de nossas práticas acadêmicas. Desta forma, temos a oportunidade de compartilhar e aprimorar o conhecimento com outros colegas e profissionais, afim de melhorarmos e lapidarmos nossos fazeres dentro dos diversos espaços de práticas acadêmicas”, disse.

Os resumos dos trabalhos também são encaminhados pelo professor coordenador de estágio ao Centro de Pesquisa – CP para seleção e possível publicação na Revista Bionorte.