Acadêmicos do 4º  período do curso de Educação Física realizaram, nesta terça-feira (05), Festival de Atletismo Adaptado com estudantes da Escola Vovó Clarice e Apae Montes Claros, por meio da disciplina Educação Física para pessoas com deficiência.

O professor orientador do evento, Walter Moura, ressaltou sobre a importância que estas atividades têm para as instituições. “Este festival de atletismo adaptado é muito importante, pois traz possibilidades para que alunos com deficiência participem de provas, que são orientados pelos acadêmicos. Além disso, é feito um intercâmbio entre as duas escolas de ensino especial e é muito gratificante conseguir reunir estas instituições tão importantes para nossa  cidade e fazer com que  os acadêmicos coloquem em prática o que aprenderam durante o semestre letivo”, frisou o professor.

Durante o evento, os alunos participaram de atividades das seguintes modalidades: corrida de 75m para deficiência intelectual; corrida 50m para Síndrome de Down; caminhada 50m para paralisia cerebral; salto em distância; e lançamento de pelota para cadeirantes.

Uma das professoras responsáveis pelos alunos, Geracina Pereira dos Santos falou sobre a interação que o evento proporciona aos estudantes. “Os alunos sempre ficam alegres de virem aqui participar destas atividades e é algo fundamental para que eles socializem com outras pessoas e pratiquem esportes adaptados para eles”, destacou.

Acadêmica e uma das organizadoras, Débora Souza Amorim, frisou sobre a importância de trabalhar a inclusão social destes alunos. “Nosso objetivo é promover a inclusão e mostrar para eles que, apesar das dificuldades, também são capazes de praticar atividades físicas. Estamos muito felizes em poder organizar um evento como este”, finalizou.

Greiciely Rodrigues