Os professores Árlen Almeida Duarte de Sousa, Andrey Philippe de Sá Baeta Neves e Maria Fernanda Soares Fonseca, são os organizadores dos livros intitulados “Discussões jurídicas contemporâneas – Coletânea de estudos 3 e 4”. As obras são uma forma de levar para a comunidade trabalhos dos discentes e docentes que falam sobre temáticas contemporâneas que fomentam o debate no âmbito jurídico.

Os livros são uma junção de alguns dos melhores trabalhos de conclusão de curso elaborados no curso de Direito das Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte, selecionados por um processo criterioso pautado pela maturidade jurídica. Sendo assim, é visto que o trabalho foi desenvolvido através do coletivo institucional. O professor Welberte Araújo, destaca que: “publicar é uma conquista! A publicação das obras Coletânea de Estudos 3 e 4, solidifica a parceria do tripé docente/discente/Instituição, fundamental para o amadurecimento intelectual e produção do conhecimento.”

A coordenadora e professora do curso de Direito, Kátia Gusmão, relata que a iniciação científica é uma das atividades já previstas no ensino superior. “Através das atividades científicas, o acadêmico pode desenvolver uma pesquisa, cujo tema será escolhido por ele e o professor orientador que se insere neste contexto para auxiliá-lo, estabelecendo uma relação orientador/orientando. Ao final, este produto resultado da produção de conhecimento do estudante pode ser divulgado por meio de apresentação em eventos de outras instituições de ensino; publicações de artigos acadêmicos, pesquisa em livros, além de publicações das pesquisas em periódicos acadêmicos”, explica.

A professora e organizadora dos livros, Maria Fernanda Soares Fonseca, afirma que é muito relevante a publicação dos dois livros, pois: “demonstra a força da pesquisa na nossa instituição, visto que são livros construídos a partir de trabalhos de conclusão de curso de acadêmicos de Direito. Sinto-me lisonjeada por participar desse valoroso projeto e contribuir com a disseminação do conhecimento”, diz.

“É através das publicações, que nos permite registrar o conhecimento produzido no âmbito do ensino superior, atuando como vetor do conhecimento e proporcionando o, crescimento intelectual da sociedade norte-mineira. O conhecimento liberta!”, destaca o professor Welberte Araújo.

“Desejamos uma boa leitura a todos. A você acadêmico que ainda não está envolvido com a produção científica, venha conhecer as oportunidades que são oferecidas pelo Centro de Pesquisa, afinal, somos forte somos FUNORTE”, conclui a coordenadora do curso de Direito, Kátia Gusmão.