Acadêmicos do 10° período do curso de Direito Funorte realizaram no dia 31 de agosto, visita a Subseção Judiciária da Justiça Federal de Montes Claros. Acompanhados pela professora Rejane Cardoso Lopes, orientadora do Núcleo de Prática Jurídica (NPJF), os alunos conheceram o funcionamento do local.

A docente ressaltou que o objetivo da visita foi criar uma relação próxima entre os alunos e o futuro ambiente de trabalho. “A atividade visa proporcionar aos discentes uma maior aproximação das rotinas do Poder Judiciário”, destacou.

No episódio, o diretor de Secretaria da 1ª Vara Federal, Eubert Andrade Veloso, que conduziu a visita, explicou aos acadêmicos sobre o funcionamento, organização e competência da Justiça Federal. Assim, os estudantes tiraram dúvidas e tiveram a oportunidade de conhecer, de forma ampla e prática, o que é visto em sala de aula.

Ainda durante a atividade, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a quatro audiências realizadas pelo Juiz Federal Wilson Medeiros Pereira, que apresentou o processo de aposentadoria, bem como os critérios utilizados para sua concessão.

Segundo o Juiz, estas oportunidades são fundamentais para familiarizar os estudantes às práticas profissionais. “É muito importante essa interação dos acadêmicos com o Poder Judiciário, sobretudo para visualizar o funcionamento e a estrutura do órgão jurisdicional, bem como conhecer de perto o desenrolar de um processo”, destacou.

A acadêmica do curso, Luana Tayná, frisou sobre a importância desta interação. “Foi de grande relevância aliar a prática aos conhecimentos teóricos para crescimento profissional e pessoal de nós alunos, uma vez que vivenciamos o processo humanitário que ocorre durante a aplicação da lei”, concluiu.

Greiciely Rodrigues