No dia 28 de novembro foi realizado, no Campus São Luís da Funorte, Seminário do Projeto Interdisciplinar III do curso de Administração, evento com objetivo de desenvolver o perfil pesquisador dos estudantes e estimular a iniciação científica.

Segundo o docente que orientou os projetos dos alunos, Marcus Caldeira, “o intuito é propiciar a identificação de oportunidades de negócios a partir da análise de problemas dos setores da economia local”, frisou.

No episódio, foram apresentados cinco projetos desenvolvidos pelos acadêmicos do 3º e 4º períodos, sob a orientação dos professores do curso. Dentre eles:

– A baixa autoestima de mulheres portadoras de câncer: uma análise de mercado. O objetivo é identificar oportunidades de produtos e serviços decorrentes da situação de baixa autoestima de mulheres com câncer.

– Estudo de problemas da logística brasileiraanalisar as problemáticas do sistema de logística do setor alimentício e desenvolver uma nova metodologia de trabalho para as organizações que atuam no referido setor.

– A utilização do marketing digital em lojas de móveis planejados: identificar as empresas do setor de móveis planejados que utilizam comumente estratégias digitais, enfatizar a sua importância em um mercado cada vez mais competitivo e demonstrar as vantagens da implantação do marketing digital em empresas desse setor.

– Análise da organização, sistemas e métodos dos empreendimentos clínicos odontológicos da cidade de Montes Claros/MG: analisar os processos de gestão administrativa das clínicas odontológicas e avaliar que medidas podem ser tomadas para auxiliar ou solucionar dificuldades encontradas na forma de gerenciamento e organização dessas empresas.

– Investimento financeiro: as dificuldades para a prosperidade econômica. O objetivo desse trabalho é apresentar alternativas financeiras para acúmulo de capital, tendo como sua especificidade o foco na prestação de serviços de consultorias, palestras, cursos gratuitos e privados.

Os trabalhos foram avaliados por uma Banca Examinadora composta por professores do curso de Administração. O evento contou, ainda, com a presença de profissionais que atuam nos setores contemplados nos projetos. Os convidados destacaram a importância da iniciativa para estreitar a relação entre o mercado profissional e as instituições de ensino, além de gerar oportunidades para os estudantes por meio do desenvolvimento de soluções para as demandas tecnológicas e de gestão das organizações.