No último dia 13 de dezembro, o Senado aprovou a regulamentação da profissão de esteticista com nível superior e técnico em Estética e Cosmética. A regulamentação foi aprovada no Projeto de lei da Câmara (PLC) 77/2016.
Os profissionais esteticistas deverão ser formados em curso de nível superior com concentração em Estética e Cosmética, ou equivalente, oferecido por instituição de ensino brasileira. O mesmo valerá para quem for formado em uma instituição estrangeira, com diploma revalidado no Brasil.
Na Funorte, o curso de Estética e Cosmética é ofertado no campus Amazonas, com uma estrutura de corpo docente qualificado, além da estrutura física com o primeiro Spa Escola que oferece atendimentos voltados para a comunidade. Os acadêmicos são preparados com a teoria e a prática da profissão. Mariela Evangelista é coordenadora do curso de Estética e Cosmética. Ela frisa sobre a importância da valorização da profissão, que vem ganhando cada vez mais o mercado, e o quanto a regulamentação fortalece a profissão.
“Quando o Estado decide regulamentar uma profissão, estabelecendo que apenas as pessoas que cumprirem determinados requisitos para a graduação na área da Estética e Cosmética, podem exercê-la, isso significa a criação de uma reserva de mercado para os profissionais regulamentados.Valorizando o profissional, além do controle de qualidade dos serviços prestados pela classe. Melhora o mercado de trabalho e oficializa uma remuneração base para o profissional. Assegurando direitos e deveres a serem cumpridos”, conta Mariela Evangelista.
De acordo com a regulamentação, o profissional terá total domínio sobre os procedimentos que a eles são acometidos, além disso, no exercício de suas atividades devem adotar uma postura de transparência com clientes, prestando-lhes o atendimento adequado e informando-os sobre técnicas, produtos e orçamentos. Deverão ainda zelar pela segurança dos clientes e das demais pessoas envolvidas, cumprindo as normas de legislação sanitária e biossegurança.

Mais informações:
Endereço: Rua Plínio Ribeiro, 539 – Jardim Brasil, Montes Claros – MG, 39401-222. Telefone: (38) 2101-9685

Gabriele Santos

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *