A pele é considerada o maior órgão do corpo humano, responsável pela cobertura e proteção do organismo e, por isso, requer muitos cuidados. Os procedimentos ou a utilização de produtos podem ser aliados ou vilões na busca de uma derme saudável.

Dividido em camadas, compreende a derme e a epiderme: a derme é a camada externa da pele, composta por colágeno, elastina, proteínas e outros que dão sustentação à epiderme. Esta, por sua vez, é a camada mais profunda da pele, composta por queratina, melanócitos e células imunitárias.

A docente e coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Funorte, Mariella Evangelista, alerta que: “a exposição excessiva à radiação solar pode causar inúmeros problemas à saúde e efeitos graves à pele. Dentre elas estão o envelhecimento precoce da pele, queimaduras, manchas, acne, alergia ao sol, queratose (queratose se caracteriza por feridas ásperas e pequenas que nunca saram),  e o que merece destaque o câncer de pele”.

É importante sabermos quais são os cuidados que devemos ter para nos proteger do sol neste período de intenso calor. Mariella explica que: “o principal cuidado é o uso do protetor solar sempre lembrando que deverá ser reaplicado ao longo do dia a cada 4 horas. Podemos utilizar de recursos como guarda sol e blusas de manga cumprida. E devemos sempre hidratar bebendo água, o ideal é 2 litros de água por dia, ou conforme orientações médicas em casos específicos”.

Para a docente, a hidratação pós sol também é importante e o aliado mais eficaz do protetor é a água. Devemos escolher cosméticos adequados ao nosso tipo de pele e cabelo. “A hidratação deve ser constante independente da exposição ao sol ou não”, salienta Mariela.

Com o avanço da medicina estética criou-se mecanismos para reparar danos causados ao excesso solar: “Temos alguns aliados para os danos do sol. Podemos fazer a revitalização facial, hidratação, argiloterapia dentre outros procedimentos, todos após a avaliação realizada pelo profissional de saúde que indicará o melhor tratamento para seu tipo de pele. Em casos de manchas podemos fazer peelings que tem o objetivo de promover o clareamento da pele”, finaliza.

Cassiano Veloso

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *