Nesta terça-feira, 28 de agosto, a coordenação do curso de Psicologia Funorte deu continuidade às comemorações referentes ao Dia do Psicólogo, que foi ontem, 27 de agosto. A confraternização reuniu todas as turmas do curso matutino.

A acadêmica Bárbara Wanne Martins, conta que escolheu seguir a profissão de psicóloga, porque “eu tenho uma identificação pessoal com a teoria, conceitos, e com uma realidade em que eu já vivia. Com o decorrer dos períodos, essa percepção foi se consolidando na minha vida e hoje eu tenho plena certeza de que a escolha, mesmo que na época não era com 100% de certeza, esta será minha profissão e crença de vida”, diz.

A coordenadora e professora do curso na Funorte, Leila Silveira, também psicóloga, conta que o principal motivo de comemoração é a evolução da profissão ao longo do tempo. “Esse ano faz 56 anos em que a psicologia foi regulamentada como profissão no Brasil. E nesses anos, a psicologia tem arduamente lutado pela defesa dos direitos humanos, pelas políticas públicas, com isso têm trago discussões importantes sobre as minorias no nosso país. São muitos os desafios da psicologia, porém, o Dia do Psicólogo é um dia de celebração, afinal de contas, são 56 anos de muito trabalho, de muitas realizações e contribuições para a sociedade”, explica a coordenadora.

A aluna Valéria Nunes Amorim, que cursa o 10º período, ressalta que “o curso de Psicologia é uma área que busca entender o ser humano como um todo e entender o ser dessa forma, fazem a diferença da visão do psicólogo tenha um olhar diferenciado sob as pessoas.”, conclui a acadêmica.