Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária participaram no dia 23 de setembro, do minicurso “Andrologia Equina” no Hospital Universitário Veterinário Renato de Andrade. A atividade teve duas etapas divididas com a professora Clara Mota e o docente Pedro Guimarães.

O curso de Andrologia Equina trata-se da coleta, manuseio, preservação e análise do sêmen de um garanhão. A professora Clara ensinou a maneira de coletar, os cuidados com o animal, a assepsia, os produtos utilizados no processo e o local adequado para realizar o procedimento. Clara explica que a coleta de sêmen exige atenção. “É importante ter preocupação com este processo sempre, mesmo que já tenha prática, não pode relaxar. Lidamos com animais e, mesmo que convivemos com eles há um bom tempo, é necessário receio e cuidado sempre”, ressalta a professora.

Após a coleta, com o professor Pedro, os alunos foram para o laboratório analisar o material coletado. Nessa etapa, eles simularam a preparação do sêmen para ser enviado a outro lugar e como ele chega ao destino. “A parte prática da coleta oferece alguns riscos ao veterinário, mas, a parte da análise é muito importante. O veterinário tem que ser capaz de avaliar e saber manusear o material coletado para não prejudicá-lo”, explica o professor.

Acadêmico do curso, Sávio Fernandes, conta que o assunto do minicurso chamou atenção. “A parte de coleta é um assunto muito interessante e, hoje, o conhecimento adquirido foi muito rico, os professores têm muita clareza para explicar e vê na prática o que foi visto em sala é muito bom. Além disso, eu gosto muito da área de equinos. Gostei muito do curso”, finaliza o acadêmico.

Mariana Correia