Tema abordado é uma das cinco competências cobradas pelo Enem

O colégio Indyu promoveu nesta segunda-feira (27), palestra sobre Direitos Humanos para alunos do 3º ano do ensino médio, com o palestrante Pablo Fabian Soares Barbosa. Desenvolvido pela professora de Redação Fabiana Carneiro, o objetivo do evento é despertar nos estudantes senso crítico e esclarecer aos alunos o que são direitos humanos, os tornando cidadãos conscientes e prepará-los para a redação do Enem 2017.

O palestrante Pablo Fabian tem um currículo extenso. Bacharel em Direito, Turismo e Hotelaria, especialização em Didática/Docência do Ensino, consultoria e instrutoria, também tem experiência na área de Administração. “Esse assunto é de grande valia. O Colégio Indyu foi feliz, pois inseriu um assunto extracurricular, que deveria estar incluso na matriz estudantil, pois é importante enraizar desde cedo, noções sobre direitos humanos, para que possam buscar a garantia dos direitos fundamentais, positivados na Constituição Federal”. Pablo Fabian ainda deixa uma dica para os alunos que irão participar da prova do Enem 2017. “Atente-se às gerações dos direitos humanos, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª geração, direitos de igualdade, fraternidade, liberdade, direitos sociais, entre outros”.

O tema “direitos humanos” envolve uma das competências das redações do Enem: Competência V – Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. Este é um dos critérios mais avaliados pelos corretores, o levantamento de uma problemática e uma intervenção detalhada até a elaboração de uma solução para um problema proposto.

A professora Fabiana Carneiro é a idealizadora da aula explicativa. “Ficamos muito satisfeitos porque o Indyu é pioneiro neste tipo de metodologia e ficamos felizes com a participação tanto dos alunos, como também dos palestrantes. Nós tivemos a oportunidade de trabalhar somente com profissionais de ponta: a delegada de direitos humanos, o professor do curso de Direito, professores especializados na área, isso facilita muito e também dá maior credibilidade aos eventos que o Indyu promove”, explica Fabiana.

Euprônio da Costa Neto, professor de História na instituição acompanhou a palestra e fala sobre o objetivo e a importância da abordagem do tema. “Em um primeiro momento o intuito é prepará-los para o Enem, em um segundo momento é informá-los e contribuir para a formação de um cidadão consciente, que dentro de pouco tempo estará votando. É importante que tenham conhecimento do que são seus direitos, do que são seus deveres e de como é a relação desses direitos com a sociedade”, diz Euprônio.

Anna Louisa Narciso