Alunos participam da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas e privadas

Nesta terça-feira (06), foram aplicadas as provas da 13ª edição da OBMEP em todas as escolas inscritas na olimpíada. Cada instituição deve indicar o número de alunos participantes e fazer a inscrição. No colégio Indyu participaram um total de 28 alunos, do ensino fundamental e médio.

A prova tem como objetivo estimular o estudo da matemática, tanto dos alunos, quanto dos professores, com problemas e questões para que possam resolver. A olímpiada tem duas etapas, sendo a 1ª na própria instituição e a 2ª, onde participam alunos classificados que concorrem a premiação, junto aos professores. Para a aluna Lara Maria Lopes Gomes, do 8º ano do ensino fundamental “participar das olimpíadas desperta a vontade de aprender mais matemática e testar o conhecimento”.

A premiação é tida com um incentivo e de extrema importância em todas as etapas, assim como o envolvimento dos coordenadores e professores. Segundo o portal da OBMEP, a escola premiada, recebe até 105 (cento e cinco) kits esportivos e 405 (quatrocentos e cinco) kits de material didático e 30 (trinta) troféus, com exceção das escolas premiadas em 2015 e 2016, que recebem somente troféu alusivo à sua premiação.

O estudante do 8º ano do ensino fundamental Pedro Henrique Pereira Soares participou da prova pela segunda vez e diz que: “a prova serve para testar os conhecimentos do aluno em relação à matemática, isso é muito bom, pois faz com que os estudantes estudem e entendam o conteúdo”.

A coordenadora do ensino fundamental Patrícia Silveira Guimarães, acompanhou toda a etapa de aplicação de provas e ressalta que: “a Olimpíada de Matemática na instituição é importante para promover o estudo da matemática, contribuir para a melhoria e qualidade da educação, identificar talentos nas áreas científicas e tecnológicas e aprimorar conhecimentos matemáticos”.

Anna Louisa Narciso