Os estudantes de Montes Claros retornam da Fase Estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), realizada entre os dias 2 e 7 de agosto, em Lavras, no Sul de Minas, com muitas medalhas. Os alunos do Colégio Indyu tiveram um resultado de excelência e trouxeram na bagagem medalhas de Ouro nas modalidades Handebol Feminino, Bronze no Basquete Masculino II e quarto lugar no Futsal Masculino I.

A equipe de handebol foi campeã invicta, ganhou de todos os times e, no jogo final, venceu por 30 x 15 a Escola Nyrce Vila Verde, de Juiz de Fora e garantiu vaga para disputar os Jogos  Brasileiros da Juventude, entre os dias 20 e 29 de setembro em João Pessoa na Paraíba.

Atletas de Handebol do Indyu que foram campeãs: Amanda Caroline, Amanda Souza, Ana Carolina, Barbarah Bella, Brenda Stefane,Bruna Evelin, Kethelin de Oliveira,Lavínia Cardoso, Maria Isabel, Mônica Souza, Raissa Emanuelle.Técnico: Fernando Oliveira Maciel.

Já o time de basquete conquistou o 3° lugar na fase estadual de Lavras, com a seguinte trajetória:

• 1º jogo Indyu 41 x 47  Instituto Educacional de Poços de Caldas
  • 2º jogo Indyu  51 x 45 Colégio Ibituruna  de Governador Valadares
  • 3º jogo Indyu 73 x 62 – E.E. Prefeito José Franco de Gouveia de Santa  Vitória
  • 4º jogo Indyu  45 x 58 – Colégio Ângulo de Viçosa – Viçosa – Semifinal
  • 5º jogo Indyu  53 x 52 – Colégio Santo Agostinho – Belo Horizonte

Atletas do Basquete do Indyu: Carlos Ettiene, Iury Alves, João Victor, Lucas Marcelino, Matheus Costa, Matheus Tresena, Pedro Henrique, Rafael Tresena, Ronald Dantas, Vinicius Macedo. Técnico: Rubem Ribeiro (Rubão).

A equipe de Futsal do Indyu Módulo I Masculino ficou em 4° lugar através da seguinte  campanha:

• 1º jogo Indyu  0 x 4 Colégio Ibituruna – Governador Valadares
  • 2º jogo Indyu  4 x 1 Instituto Presbiteriano Gammon – Lavras
  • 3º jogo Indyu  5 x 4 Instituto Educacional Novos Tempos – Contagem
  • 4º jogo Indyu  3 x 5 E.E.Pedro Lessa – São Miguel do Anta
  • 5º jogo Indyu  7 x 8 E.E. Lauriston Sousa  – Frutal

Os atletas que participaram foram: Bruno Silva, Douglas Rafael, João Gariel, João Pedro, Kauã de Oliveira, Lucas Caldeira, Matheus Henrique, Maurício Antônio, Victor Hugo e Vinícius Correia. Técnico: Edward Martins

Segundo Rubem Ribeiro de Oliveira (Rubão), professor de Educação Física e técnico de basquete do Colégio Indyu, os alunos treinaram para o campeonato durante todo o período de férias, deixando de viajar e abdicando de diversas outras atividades de lazer e entretenimento.

O professor afirma que o Colégio Indyu apóia e incentiva a prática esportiva, uma vez que ela possibilita aos estudantes, interação, socialização, além de estimular e melhorar o rendimento escolar e revelar novos talentos.

Os medalhistas de Ouro irão representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude, que é o maior evento esportivo estudantil do Brasil, na cidade de João Pessoa/PB. As disputas para o Módulo I (12 a 14 anos) será de 20 a 29 de setembro e para o Módulo II (15 a 17 anos) de 10 a 19 de novembro e serão disputados na cidade de João Pessoa/PB.

A Fase Estadual do JEMG contou com a participação das escolas campeãs nas 6 regionais e os 4 primeiros do xadrez, em cada módulo e naipe. Já a etapa Estadual das modalidades individuais e paraolímpicas dos JEMG foi realizada entre os dias 11 e 16 de julho, também em Lavras. A Delegação de Montes Claros contou com 132 atletas presentes no Atletismo (42 atletas), Natação (37), Judô (38) e Paralímpicos (15).