A Funorte, em parceria com o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, realizou nesta quarta-feira, 28 de novembro, encontro com os colaboradores da instituição com o objetivo de discutir temáticas acerca do “Novembro Azul” e a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A próstata é o órgão masculino responsável pela produção do líquido da ejaculação. No Brasil, estima-se que um homem morre a cada 36 minutos, tendo como causa principal este câncer.

A diretora do campus Amazonas, Luciana Santana, abriu o evento ressaltando a importância de falar sobre o tema. “Este encontro é de suma importância para os colaboradores e para instituição, pois, é nosso dever orientar e conscientizar acerca da campanha”, diz.

A palestra foi ministrada pelo médico urologista, Evaldo Jenner, que abordou temas como prevenção, fatores de risco e os sintomas do câncer.

 Segundo ele, “o exame preventivo do câncer da próstata, o teste digital prostático, deve ser realizado a partir dos 50 anos de idade, porém, em indivíduos que tenham caso positivo de câncer de próstata na família, devem adiantar em 10 anos, ou seja, aos 40 anos. Ao sentir uma dor frequente ao urinar, urina com jato fino, presença de sangue na urina e/ou no líquido espermático”, enfatiza.

Para o colaborador, Elias Veloso Pereira, o encontro abre a visão da importância de se cuidar. “Nem sempre temos o cuidado de nos prevenir, talvez por vaidade ou comodismo, mas são nestas oportunidades que vemos o quão é importante cuidar de nossa saúde”, conclui.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *