Durante todo o mês de novembro, a Funorte realiza várias atividades em prol da conscientização do “Novembro Azul”, campanha que tem o intuito de prevenir o câncer de próstata. Dessa forma, no dia 09 deste mês, colaboradores do campus JK participaram de palestra ministrada pelo enfermeiro Henrique Andrade com o objetivo de alertar sobre os riscos da doença.

Segundo Henrique, “tratar o câncer de próstata é extremamente possível, pois sabe-se quais são as estratégias de prevenção. E, quando descoberto precocemente, é completamente curável. O exame preventivo do câncer da próstata, o teste digital prostático, deve ser realizado a partir dos 50 anos de idade, porém, em indivíduos que tenham caso positivo de câncer de próstata na família, devem adiantar em 10 anos, ou seja, aos 40 anos”.

Para ele, o enfermeiro tem um papel fundamental nesta campanha. “Este profissional deve conscientizar a população masculina, por meio da educação em saúde, de que é importante prevenir o câncer de próstata e realizar, regularmente, os exames, pois essa é uma das principais causas de morte de homens, muito por causa do preconceito em relação ao toque retal, que é um exame rápido e que não diminui em nada a masculinidade”.

O assistente social e auxiliar de biblioteca no campus JK, Wanderson Toledo, participou da palestra e ressaltou a importância de falar sobre o tema. “A palestra foi muito interessante, o professor Henrique esclareceu todas as dúvidas e foi essencial para despertar, em nós homens, a importância da prevenção do câncer de próstata e aprendermos a cuidar mais de nossa saúde”, destacou.

Além da palestra, os colaboradores participaram de sorteio de brindes e coquetel de confraternização.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *