Processo seletivo que foi realizado neste domingo, 18, é considerado um dos mais concorridos da região

As Faculdades Unidas do Norte de Minas – Funorte realizaram neste domingo, 18 de novembro, Vestibular de Medicina do Instituto de Ciências da Saúde – ICS 1/2019. As provas aconteceram no campus JK. No período da manhã (8h30 às 12h30) aconteceram as provas objetivas de múltipla escolha com os seguintes conteúdos: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês) e (Espanhol), Atualidades, Geografia, História, Física, Biologia, Química, Matemática. Já as provas discursivas e de redação teve início no período da tarde (15h30 às 18h30). Foram cobrados os conteúdos de Biologia e Química e ainda, questões ligadas a leitura da obra: “Abdias”, de Cyro dos Anjos, além da redação cujo tema foi: “O papel da mulher na transformação da medicina e da saúde no Brasil”.

Segundo a fundadora da Funorte, Raquel Muniz, este é um dia muito especial, tendo em vista o cuidado e dedicação destinado ao processo seletivo. “Os candidatos que estão aqui fazendo nosso vestibular foram bem acolhidos pelos cursinhos pré-vestibulares, os veteranos de Medicina e a equipe de profissionais da Funorte. Tenho certeza de que quem optou por este curso é porque pretende seguir uma carreira promissora, na qual cuidar e buscar a cura das pessoas é a base de tudo. Além disso, nosso curso tem vários diferenciais, o maior dele é que contamos com nosso próprio hospital”, afirma.

Diretor administrativo da Funorte, Cristiano Dias Junior, fala sobre a importância do vestibular. “Temos um dos processos seletivos mais seguros do país. Tanto a prova quantos os profissionais envolvidos estão aqui para atender nosso futuro acadêmicos da melhor forma possível”, afirma.

Para William Soares, diretor e professor do colégio Indyu, a presença dos docentes da instituição é importante para que os estudantes sintam mais seguros e tirem as últimas dúvidas. “Estamos aqui para receber nossos alunos e desejar que eles tenham muito sucesso”, diz.

Candidato pela primeira vez ao curso de Medicina, João Rodrigues, conta sobre sua ansiedade e expectativa para a seleção. “Achei a prova muito bem elaborada. Estou super esperançoso e espero estar estudando aqui em 2019”, conta.

Milena Souza fala que ficou surpresa  com a recepção e o acolhimento do processo seletivo. “Logo ao chegarmos já fomos recepcionados pelos veteranos do curso de Medicina e pelos funcionários que entregaram água e chocolate. Achei toda a estrutura muito organizada”, frisa.

A previsão é que o resultado do vestibular e a lista de espera sejam divulgados até o dia 26 de novembro, mesma data que inicia as matrículas para os aprovados até o limite de vagas. A partir do dia 03 de dezembro serão chamados os aprovados em lista de espera.

Curso de Medicina Funorte

O Instituto de Ciências e Saúde – ICS Funorte além da qualidade e excelência do ensino e dos profissionais envolvidos no curso de Medicina que foi avaliado com nota 5 pelo Ministério da Educação – MEC, possui o Hospital das Clínicas Doutor Mário Ribeiro da Silveira, que é um órgão complementar dos cursos de saúde da Funorte e Fasi e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas a saúde.

Além do Hospital das Clínicas, os acadêmicos de Medicina da Funorte atuam na Clínica de Especialidades Médicas – Cemed, que é um internato médico onde os acadêmicos fazem pré-atendimentos supervisionados por docentes e realizam serviços gratuitos à população. Na clínica são oferecidos atendimentos como: cardiologia, endocrinologia, neurologia, gastroenterologia, reumatologia, ginecologia, pediatria, mastologia, nutricionista, dentre outros.

A Funorte conquistou pelo quarto ano consecutivo (2015, 2016, 2017 e 2018) o Selo Instituição Socialmente Responsável, certificado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES. Este Selo corrobora e reafirma a principal missão da instituição, que é oferecer serviços educacionais para formação de cidadãos autônomos e conscientes, a fim de que possam ser agentes de transformação da realidade em que estão inseridos, autores do processo de conhecimento e profissionais qualificados, afinados com as exigências do mundo contemporâneo.

Laboratório de Simulação Realística

Outro diferencial da Funorte é o Laboratório de Simulação Realística, com equipamentos modernos e de qualidade, que possibilitam que os acadêmicos realizem, na prática, procedimentos estudados em sala de aula. No local, os acadêmicos têm contato com 8 simuladores eletrônicos: um parturiente, que simula quatro tipos de partos diferentes; um prematuro, que simula e ensina a identificar o quadro respiratório de um bebê prematuro; além de um bebê, dois adultos e um adolescente, que simulam a escuta cardíaca e pulmonar e, alguns deles, possuem secreção como suor, nasal, ouvido e urina. Todos os simuladores são utilizados para habilidades do curso de Medicina Funorte.

Destaque na Anasem

O curso de Medicina da Funorte ficou com a nota de 104,3 pontos, na primeira edição da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), que o coloca como o melhor do Norte de Minas, diante do resultado entre as instituições que participaram da avaliação.

Instituída pela Portaria MEC nº 982, de 25 de agosto de 2016, a Anasem tem como objetivo avaliar os estudantes de graduação em medicina, do segundo, quarto e sexto anos, por meio de instrumentos e métodos que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina.