Realizado no último sábado, 04, o PDD – Programa de Desenvolvimento Docente do Campus São Norberto, reuniu professores do curso de Direito a fim de oportunizar discussões de estratégias de aprendizado com o TDES – Trabalho Discente Efetivo Sistemático.

Diretora do campus, Suely Nobre, esclarece que, diferente das outras edições, cada unidade assumiu seu PDD, para que assim possam desenvolver atividades específicas para o curso, de acordo com as diretrizes curriculares. “Acreditamos que dessa forma as metodologias ativas serão mais eficazes na aprendizagem. Nós iniciamos com o TDES nesse ano e agora estamos implementando efetivamente, logo, o debate entre os docentes abre espaço para a interdisciplinaridade, enriquecendo o trabalho realizado pelos professores em sala”, ressalta.

O PDD iniciou com a fala da diretora do campus e coordenadores do curso, depois os docentes foram divididos em grupo de acordo com o período em que lecionam. A professora, Erika Daniella Rabelo, pontua que o diferencial dessa edição é o envolvimento dos profissionais estudando as diversas formas de aplicar o TDES. “É salutar no processo de aprendizagem, assim, conseguiremos em conjunto estimular o aluno a buscar conhecimento, tendo em vista que somente o que é passado em sala de aula se mostra insuficiente na aprendizagem do Direito”.

Para a professora Alessandra Almeida, o PDD possibilitou atrelar ideias e conteúdos aparentemente não comuns num mesmo objetivo. “Todos estavam abertos à novas propostas. Conseguimos trabalhar de forma comunal, mesmo que cada um na sua perspectiva”. E completa, “foi um momento muito produtivo, esperamos assim envolver esse aluno no processo do conhecimento,valeu o aprendizado”.

Suely finaliza, “essa é a proposta afinal, criar no aluno essa autonomia, principalmente a capacidade de análise crítica e compreensão. Sair da aula tradicional, e despertar nele o interesse pelo aprendizado, isso claro, com o apoio e orientação do professor”.

Camila Miranda