Tempo Integral é um projeto municipal que tem como função o ensino integral dos alunos por meio de aulas e momentos lúdicos. Ele nasceu junto com o extinto Mais Educação e conta com o apoio de diversas instituições de Montes Claros, uma delas é a Funorte Campus JK. O Campus cede o espaço para as atividades dos alunos da Escola Municipal João Valle Maurício.

O objetivo do Tempo Integral é entreter os alunos e reforçar o aprendizado escolar, como explica a coordenadora Valdenice Martins Nery. “Além de reforçar o ensino, ajuda os pais e tiram os meninos da ociosidade”, ressalta. O projeto está no campus JK há três anos e atende alunos do 5º ano ao 9º. Além da parte teórica dentro de sala de aula, existem ainda, aulas de futebol, dança, artes, ginástica, rádio e reforço escolar de Português e Matemática.

“Eu vejo mudança nos alunos, eles melhoram muito depois do projeto e gostam de participar também. O projeto é muito eficaz, prova disso é nosso IDEB que aumentou”, frisa a coordenadora que completa: “a estrutura do JK é ótima, não temos nada a reclamar, sempre que precisamos de algo somos atendidos com qualidade”.

Professora do projeto há 11 anos, Valdirene Nery afirma amar o projeto. “Eu amo o que faço, amo o projeto e os alunos precisam disso. Eles mudam muito na escola e nós percebemos a diferença no rendimento e na disciplina. Nossa estrutura é muito boa”, conta a professora.

Fabiana Santos da Silva é aluna do 6º ano. Com animação ela fala que ama participar do projeto. “Eu gosto muito porque a gente aprende muita coisa, tem aula dentro de sala e nas quadras também. Eu adoro a aula de rádio, além disso, os professores tratam a gente muito bem”, afirma a aluna.

Além dos professores contratados, o projeto também conta com estagiários das áreas de português, matemática e educação física. Acadêmico de Matemática, Anderson Vinícius Bastos, explica que esse estágio é uma experiência positiva. “O estágio é uma experiência ótima. Eu nunca me imaginei sendo professor, mas ao entrar na sala de aula, me apaixonei pela licenciatura. Ver a disposição e a vontade dos alunos em aprender é muito prazeroso”, destaca.

Aluno do 8º período Educação Física da Funorte, Mateus Ferreira, ressalta a importância do esporte na vida do aluno dentro e fora de sala. “Os estudantes se divertem e o esporte ajuda na coordenação motora. O futebol, principalmente, é o que eles mais gostam e se identificam. O esporte ajuda até no comportamento da criança”, afirma o aluno que completa: “O estágio é muito bom para nos ajudar a saber a área que queremos seguir. Esse estágio me ajudou muito a definir minha escolha profissional”.

Radialista há 20 anos, Ailton Silva, ministra as aulas de rádio. “Nós trabalhamos uma breve história do rádio e na oficina eu ensino a ler, a falar melhor e perder a timidez. Esse momento lúdico ajuda muito os alunos a perderem a vergonha e usamos o teatro também. Na rádio reproduzimos músicas, lemos poesias, dentre outras coisas”, explica e finaliza o professor

Mariana Correia