Nutricionista dá dicas e receitas de alimentação saudável para retorno as atividades estudantis.

As festas mais esperadas do ano chegaram ao fim e, o novo ano, claro, trouxe a ressaca e a cobrança dos alimentos e bebidas consumidas durante elas. Mas, como desintoxicar e se preparar para o volta às aulas sem deixar de aproveitar o restante das férias e as programações com os amigos e familiares? É mais fácil do que se imagina!

O retorno às atividades estudantis, marcado para o início de fevereiro, será mais tranquilo e saudável. Para que isso aconteça, a alimentação é uma das primeiras opções para quem quer voltar com energia e a todo vapor.

Para isso, pedimos ajuda da nutricionista Angélica Lima, egressa da FASI, que indica a importância dos cuidados com a alimentação pós-festas, como preparo para retornar as atividades “é divertido curtir o momento, mas é muito mais importante retomar uma alimentação adequada e balanceada para que retomemos aoestilo de vida saudável”.

Segundo Angélica, os excessos fazem mal em qualquer época do ano, sejam em datas comemorativas ou até mesmo no nosso dia a dia. Para a maioria das pessoas, o exagero pode ser compensado em apenas um dia, mas especialistas indicam que o processo de desintoxicação deve serum período determinado por um profissional especializado na área.

Confira alguns alimentos detox para inserir na alimentação:

Frutas vermelhas – Morango, framboesa, amora, mirtilo. São frutas pouco calóricas e ricas

em flavonoides, antioxidantes que melhoram o processo de detoxificação. Para os dias de

calor, prepare um suco rosa ou um smothie (bebida saudável feita com sucos, frutas, sorvetes, iogurtes e outros ingredientes naturais, é uma ótima fonte de energia, pois contém pouquíssima gordura e é rico em vitaminas e minerais) congelando essas frutinhas.

 

Maçã – Fonte de quercetina, um potente anti-inflamatório natural, ótima para aliviar a retenção de líquidos. Além disso, possui muitas fibras, que geram saciedade, segurando a fome por mais tempo. Dica: prepare a fruta cozida com canela de sobremesa ou bata com suco

verde no desjejum.

 

Couve – Rica em clorofila, que limpa o fígado, o metabolizador de tudo que entra no corpo – incluindo drinques e medicamentos. Inclua em sucos, principalmente em jejum, para agir melhor.

 

Chá verde – Contém catequinas diuréticas, que facilitam a saída de toxinas do corpo, e é termogênico – isto é, acelera o metabolismo e a queima calórica corporal, facilitando o emagrecimento.

 

Oleaginosas (castanhas) – Ricas em vitamina E, ômega-3, cálcio, magnésio, zinco, selênio, cobre e manganês. Possuem ação anti-inflamatória e antioxidante. Consuma castanhas, como a do Pará, amêndoas, avelãs e nozes.

 

Água de coco – É responsável pela hidratação e eliminação das toxinas por meio da diurese,além de auxiliar a troca de nutrientes pelas células. Também mantém a pele com aspecto bem cuidado.

Angélica Lima finaliza: “Alimente se bem, faça exercícios físicos, uma caminhada sempre importante, pois ajuda no condicionamento muscular e cardiorrespiratório, beba muita água é importante a hidratação, garantindo assim uma melhor qualidade de vida”.

Fonte: http://ego.globo.com/beleza/noticia/2014/01/exagerou-nas-festas-de-fim-de-ano-nutricionistas-dao-dicas-para-detox.html

 

Camila Serra

04/01/2017 – 11h

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *