Dentre os módulos da pós-graduação em Microbiologia Funorte está a disciplina em Microscopia Óptica e Eletrônica aplicada a Ciência, que tem o renomado professor, Marcelo Neves Tanaka, que é biomédico habilitado em Análises Clínicas, mestre em Biologia Celular e Molecular, doutor em Oncologia (área celular e molecular). O docente explica a importância de abordar o tema e de que forma o conteúdo vai agregar os conhecimentos. “O tema abrange conteúdos e ferramentas de grande importância e muito usuais para profissionais da área de saúde e também para aplicações diversas na área científica. O conhecimento permite ao profissional ter acesso a informações específicas e, ao mesmo tempo, práticas para aplicação da microscopia nas mais diversas áreas do conhecimento com uma abordagem de diferentes modalidades técnicas e de modo interdisciplinar”, diz.

A dinâmicas, segundo o biomédico, busca o modelo de aulas expositivas dialogadas com atividades práticas em laboratório. “Envolve o uso de metodologias ativas (estudo de casos, PBL, mapa mental) para fixação do conhecimento e avaliação dos participantes”, explica o professor que ainda completa: “a receptividade e participação dos alunos foram bem positivas, os alunos apresentaram interesse pelo tema e se envolveram com compromisso nas atividades propostas”.

Para concluir Marcelo afirma que a proposta do curso em Microscopia Aplicada segue com o objetivo de promover o acesso do profissional às diversas opções aplicadas ampliando, literalmente, seu leque de visão. “Proponho novas alternativas para análises microbiológicas e celulares fazendo uso de tecnologia avançada. Encerro com a certeza de que a experiência na Funorte foi proveitosa e bem iterativa no sentido teórico e prático. Agradeço a oportunidade de fazer parte da equipe e desde já me dispondo a futuras possibilidades de interação, colaboração e contatos”, finaliza.